21 dicas para diminuir a poluição nas suas apresentações

  • 12/08/2016
  • Jeferson
  • 4minutos de leitura

Em nossa vida acadêmica e/ou profissional necessitamos recorrer ao uso de apresentação em slides para transmitir uma mensagem a um determinado público, seja uma pequena plateia, um professor, sua equipe ou seu chefe.

Na ânsia de construir uma boa apresentação, muita das vezes exageramos nos recursos visuais, deixando a apresentação muito poluída o que gera um resultado ruim. Para contornar esse mal, eu e minha equipe construímos 21 dicas para se fazer uma apresentação menos poluída, mais eficiente e com maior potencial para alcançar o seu objetivo.

5100086291_f05ff5b9ef_o

Vamos as dicas?!

DICA 1

Utilize fundos claros nas apresentações. Evite os fundos escuros, principalmente se o slide for apresentado à noite ou em uma sala escura. Fundo preto deve ser utilizado somente para destacar imagens de fluorescência.

DICA 2

Cuidado com o tamanho da fonte a ser usada. Se a apresentação ocorrer em um ambiente amplo, utilizar fontes pequenas vai impossibilitar a leitura de quem está distante da projeção.

DICA 3

Não transforme o seu slide em um relatório. Nada de adicionar informações demais, com frases extensas ou vários parágrafos. Um slide deve conter somente mensagens básicas, tópicos simples e de fácil interpretação.

DICA 4

Priorize fontes sem serifa (aqueles tracinhos embaixo da fonte). Fontes com serifa são ideais para textos impressos.

DICA 5

Utilize informações hierarquizadas. Os amontoados sem uma lógica aparente dificultam a compreensão do público.

DICA 6

Cuidado com as margens. Assegure de utilizar sempre um padrão de margem para todos os slides da apresentação. Se não, você corre o risco simplesmente de perder um pedaço do trabalho ao projetá-lo.

DICA 7

Use imagens de boa qualidade. Uma imagem de baixa resolução ficará borrada ao ampliá-la e deixará uma impressão de desleixo.

DICA 8

Só utilize as imagens que forem relevantes para o seu conteúdo.

DICA 9

Evite cores desordenadas. Utilize-as como forma de hierarquizar o conteúdo.

DICA 10

Se o texto for centralizado, não utilize marcadores.

DICA 11

Utilize marcadores de números para indicar a ordem hierárquica das informações contidas no slide.

DICA 12

Não utilize tabelas muito grandes. Para boa interpretação do público, as tabelas devem conter no máximo sete linhas e quatro colunas. Quando possível, elimine as linhas para facilitar a leitura.

DICA 13

Ao utilizar gráficos, produza-os de maneira que fique fácil de compreender. Evite recursos visuais, como efeitos tridimensionais. Quanto mais simples, melhor.

DICA 14

Use corretamente as letras maiúsculas e minúsculas. Utilizar um texto todo em caixa alta prejudica o slide visualmente.

DICA 15

Ilustrações com traços muito finos prejudicam a visualização. Prefira desenhos com traços mais definidos.

DICA 16

Procure usar apenas uma imagem por slide. Excesso de fotos prejudica a informação.

DICA 17

Não abuse da animação. Utilizar demais esse recurso pode desviar o foco do público para o conteúdo apresentado.

DICA 18

Slides demais podem tornar a apresentação maçante. Tente condensar as informações que você deseja passar em um número mínimo de telas possível.

DICA 19

Ao utilizar ilustrações e/ou desenhos, garanta que eles sejam autoexplicativos. Obrigar que seu espectador se esforce para decifrar a ilustração torna a apresentação entediante.

DICA 20

Não deixe seus slides sem título. O recurso ajuda o público a se situar a respeito do que está sendo abordado na tela.

DICA 21

Por fim, tente definir um tempo máximo para que o espectador possa interpretar um slide. Se é possível compreender as informações projetadas em até dez segundos, é sinal de que você está sendo bastante eficaz em transmitir a mensagem desejada.

Você costuma fazer apresentações com slides? Tem algum truque para deixá-las mais atraentes? Compartilhe nos comentários!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

I accept the Privacy Policy

error: Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link do post ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Jefpower estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo da empresa em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do Jefpower (contato@jefpower.com). As regras têm como objetivo proteger o investimento que o Jefpower faz na qualidade das informações. Se precisa copiar trecho de texto do post para uso privado, por favor, faça a solicitação também.