5 passos para gerenciar oportunidades de trabalho no Evernote

A busca por uma oportunidade de trabalho no atual cenário brasileiro virou um desafio. De acordo com uma pesquisa divulgada pelo IBGE em maio deste ano, 14,048 milhões de pessoas procuraram emprego entre fevereiro e abril de 2017. No mesmo período do ano anterior, eram 11,411 milhões.

O Evernote pode ajudar você na organização de oportunidades de emprego, através da ferramenta você poderá colecionar anúncios de emprego, criar o seu currículo e/ou portfólio, salvar cartas de recomendação, registrar contatos, entre outras possibilidades. Como Consultor Certificado do Evernote aqui no Brasil (ECC), estarei apresentando 5 passos para gerenciar oportunidades de trabalho no Evernote. Vamos lá?!

CRIANDO UM PORTFÓLIO NO EVERNOTE

O portfólio é uma excelente forma de promover a carreira. Para profissionais de comunicação, por exemplo, ele funciona como uma vitrine dos trabalhos, apresentando as habilidades, qualificações e as experiências. O portfólio expõe sua personalidade de forma que o recrutador possa compreender melhor o seu perfil.

Passo 1 – Crie um caderno no Evernote

O primeiro passo é construir um espaço de trabalho dedicado ao seu material de trabalho.

No Evernote, crie um caderno dedicado à sua área. Nele você pode estruturar os seus materiais com as informações relevantes para apresentador de forma clara o seu trabalho.

Passo 2 – Crie notas organizadas por seções

É nas notas que você vai inserir e organizar os conteúdos do seu trabalho. Pense nas informações que são solicitadas nas seleções para não deixar faltar nada:

* Título compreensível – uma dica é adicionar “@” antes do título na sua nota para mantê-la no topo da visualização de notas facilitando o acesso.
* Currículo atualizado
* Carta de apresentação ou recomendação
* Foto (se necessário)
* Amostras de trabalhos realizados por você
* Links para materiais externos

Independente da variedade de formatos (documentos do Word, PDF’s, imagens ou até mesmo arquivos multimídia), o Evernote possibilita manter tudo até numa única nota.

Passo 3 – Conteúdos atualizados

É de grande importância que as informações contidas no caderno profissional estejam atualizadas, mesmo que você já esteja trabalhando. A cada trimestre eu atualizo o meu portfólio no Evernote, como costumo compartilhar os links de forma pública, os recrutadores verão sempre os conteúdos atualizados.

Caso você tenha diferentes habilidades profissionais, recomendo a separação dos conteúdos em notas distintas. No meu caso, eu sou separo as notas do Evernote de acordo com áreas que tenho experiências e expertise.

Passo 4 – Salvando oportunidades através do Evernote Web Clipper

A internet é um excelente mecanismo de busca por oportunidades de emprego, provavelmente você utilize até o Linkedin. Use o Evernote Web Clipper para salvar as oportunidades que lhe interessam. Você pode fazer recortes de artigos ou dicas de blogs sobre carreira.

O Web Clipper é uma excelente extensão que vai ajudar você na busca por anúncios de trabalho. Depois de baixá-lo em seu navegador, basta clicar no botão Web Clipper (elefante) para salvar a página (ou partes da página) na sua conta do Evernote.

Lembrando que você personalizar o recorte da informação na própria extensão. Depois de definir o tamanho do seu recorte, adicione um título – você pode nomear a nota com o seguinte formato:

[Data da postagem da vaga DD/MM/AAAA] [NOME DA EMPRESA] [Título da vaga]

Quando você nomeia uma nota começando pela data, serão exibidas cronologicamente no Evernote e você poderá priorizar facilmente as vagas mais atuais.

Antes de clicar no botão “Salvar”, selecione o caderno que você reservou para armazenar suas informações profissionais. Você também tem a opção de adicionar etiquetas ou uma observação antes de salvar.

Passo 5 – Compartilhando portfólio no Evernote

Se você cumpriu os passos acima, economizou muito tempo e chegou o momento de compartilhar seu material profissional com o recrutador. No Evernote, você tem a opção de enviar um e-mail diretamente da ferramenta para a pessoa ou criar um link público da nota e colar no e-mail que você pretende enviar ao recrutador.

Você pode criar uma nota em formato de check-list com os dados dos contatos de cada empresa que você enviou o seu material. Você também pode definir lembretes para os compromissos de entrevistas.

Espero que essas dicas ajudem você no objetivo de encontrar uma oportunidade de emprego. Gostaria de acrescentar alguma consideração? Deixe seu comentário.

Caso ainda não seja usuário do Evernote, clique aqui e faça o seu cadastro gratuitamente ou selecionando um dos planos pagos.

Se precisar de alguma ajuda, basta entrar em contato comigo clicando aqui. Ah, compartilhe está matéria nas suas redes sociais.

Deixe seu comentário

Por favor, informe seu nome.
Faltou inserir seu comentário.
Facebook
Linkedin
Twitter
Google+