9 dicas para melhorar sua apresentação

  • 19/08/2016
  • Jeferson
  • 8minutos de leitura

Uma boa apresentação para o público não depende apenas de você, pois é preciso ter um material rico em informações com qualidade, com histórias descontraídas e interativas. Para a produção de tudo isso é necessário que seja valorizado a etapa de planejamento. Ao analisar pontos como tema, público e estrutura dos slides, você estará mais preparado para alcançar ou até superar as expectativas do público.

Para ajudar você nesta tarefa, eu e minha equipe reunimos uma lista com 9 dicas para conquistar melhores resultados em suas apresentações. Dê uma olhada:

DICA 1 – DEFINA O OBJETIVO DA SUA APRESENTAÇÃO

A primeira e uma das mais relevantes etapas. Afinal, sem um objetivo, não tem como saber como prosseguir com a criação. O que queremos destacar nesse caso é a importância de ter um foco principal para a sua apresentação. É estudar e preparar os slides e os conteúdos focados em apenas um objeto.

Com o objetivo definido, fica fácil desenvolver o conteúdo explorando assuntos que podem ser:

  • A história;
  • Os produtos;
  • Os resultados;
  • Os funcionários;
  • Os clientes;

Ter uma única temática ajuda numa apresentação mais objetiva e menos dispersa. Mas, é claro que, isso dependerá de onde você estiver falando e do tempo disponível. Contudo, em um ambiente de negócios, como em reuniões e negociações, nas quais o tempo é sempre corrido, quanto menos enrolação, melhor.

DICA 2 – APRESENTE ALGO IMPORTANTE PARA O SEU PÚBLICO

Conhecer a fundo o seu público poderá ajudar na forma como a sua apresentação será estruturada. Colaboradores, clientes que você conhece, potenciais clientes não muito próximos ou investidores: cada segmento terá uma linguagem específica, um conteúdo mais direcionado e objetivos e metas diferentes.

  • Sabendo quem irá compor o seu grupo de espectadores, procure analisar:
  • Quais são as principais dúvidas e problemas deles;
  • O que eles esperam como solução;
  • Quais informações relevantes você tem a oferecer;
  • O que pode prender a atenção deles até o final a apresentação.

Concentre-se em ajudar o seu público. A apresentação e seu conteúdo precisa ser interessante, agradável e benéfico para eles e não para você. Não é só o que você acha extraordinário, é o que realmente fará diferença para as pessoas após a apresentação.

DICA 3 – PRODUZA VÁRIOS FORMATOS PARA UMA MESMA APRESENTAÇÃO

Essa é uma dica válida especialmente para aqueles que gostam de produzir suas apresentações no Prezi, Google Apresentação ou no Keynote — softwares menos usados do que o popular PowerPoint.

A importância em variar os formatos está em otimizar a passagem e a visualização dos slides em diferentes dispositivos. Algumas apresentações podem ficar pesadas para rodar em alguns computadores, assim como podem ser incompatíveis com tablets ou smartphones.

Mesmo que você só venha a usar uma única versão no seu próprio PC, pense nas pessoas que podem ficar interessadas em seu conteúdo e ter posse dele para uso pessoal. Portanto, faça uma variável para cada software e formatos diferentes do próprio PowerPoint, como .ppt, .pptx e até mesmo em .pdf.

DICA 4 – OPTE POR TÍTULOS CURTOS, LISTAS E TÓPICOS

A importância dos títulos está em resumir a ideia de um slide em uma frase, de rápida compreensão e não desvie muito a atenção do público em relação a você ou quem estiver apresentando. Caso mais informações precisem ser expostas em uma única lâmina, é recomendado o uso dos elementos restantes. Listas e tópicos, em média com 3 itens, facilitam a memorização do conteúdo trabalhado.

Não se esqueça de que os slides estão ali para serem um suporte ou, no máximo, um roteiro para ajudar a sua apresentação. O foco deve ser no discurso do orador, pois, em uma proposta de venda, por exemplo, o cliente vai negociar com você e não com um slide, certo?

Outro detalhe importante é o tamanho das fontes. Dê preferência para as maiores! O tamanho dos textos pode variar entre 28, 30 e 32, ao passo que os títulos devem ser maiores do que 36. Essa escolha depende do tamanho do ambiente da apresentação e do alcance visual das pessoas.

DICA 5 – EXPLORE DO STORYTELLING

O storytelling é um recurso poderoso e muito usado por grandes marcas no mundo para contar histórias boas e relevantes. A importância em criar e reproduzir histórias está na facilidade de nós entendermos melhor as mensagens transmitidas. Músicas, filmes e séries não seriam tão populares se não fossem fáceis de memorizar e capazes de nos envolver.

A base para uma boa história é ter uma sequência lógica, com início, meio e fim. Mais do que isso, ela pode ter personagens, vilões, conflitos, desfechos, problemas, soluções e muitos outros elementos pensados em cativar o público. É despertar o interesse das pessoas pelo lado lúdico, mesmo quando o tema for algo mais estático.

Sem dúvidas, o storytelling é a melhor forma de criar uma conexão com o seu público. Em seus slides, pense em fazer com que cada lâmina esteja ligada à próxima e à sua precedente. Assim, você vai fazer com que cada página desperte uma expectativa para a próxima etapa.

DICA 6 – INTERAJA COM O PÚBLICO DURANTE A APRESENTAÇÃO

As pessoas tendem a perder um pouco do foco em discursos muitos centrais, fechados apenas na figura do interlocutor. O ideal, até para quebrar um pouco dessa unilateralidade, é conversar com o público antes e durante da apresentação e não apenas depois, como nos tradicionais esquemas de perguntas e respostas.

Por exemplo: durante os cumprimentos iniciais, você pode pedir para que algumas pessoas falem quais são suas expectativas e o que elas esperam da apresentação. Já no meio da sua fala você pode pedir a opinião ou a sugestão dos seus espectadores.

DICA 7 – PERSONALIZE SUA APRESENTAÇÃO

Seguindo a última ideia do tópico anterior, você pode aproveitar as sugestões do público para abandonar a linearidade da sua apresentação. Softwares como o Prezi permitem que você possa se aprofundar em um determinado tópico ou pular diretamente para o próximo. Assim, você abre a possibilidade de seguir caminhos de acordo com a vontade dos espectadores.

DICA 8 – VARIE NOS TIPOS DE CONTEÚDOS DA SUA APRESENTAÇÃO

Em seus slides, você não precisa usar apenas textos e tópicos, por exemplo. É legal variar com imagens, áudios, animações e vídeos. Essa espécie de intercalação ajuda na memorização da posição das informações em sua apresentação.

Por exemplo: será muito mais fácil para um espectador lembrar onde estava um determinado vídeo se ele é o único ou um dos poucos em uma apresentação que também conta com textos, imagens etc.

DICA 9 – DISPONIBILIZE OS SEUS CONTATOS

Quando você se apresenta para muitas pessoas as quais ainda não constituiu uma relação comercial, o ideal é oferecer essa oportunidade para eles. Quando você monta e reproduz uma apresentação com um bom conteúdo, dinâmica e agradável, parte do público certamente terá curiosidade ou interesse em continuar a manter contato com você ou com sua empresa.

Portanto, não se prenda apenas a cartões de apresentação. No final dos slides, exponha seu telefone, e-mail, perfis nas principais redes sociais e aplicativos de mensagens.

Para que você atinja melhores resultados com sua apresentação é necessário que você pense em cada uma dessas dicas. É estruturar o planejamento para definir a construção da sua apresentação que inclui: produção de conteúdo rico, conciso, memorável e de fácil entendimento; exibição dinâmica com troca de informações a qualquer momento; e por último, dar a chance para que as pessoas, de todas as formas, possam manter contato com a sua empresa e rever o conteúdo da apresentação.

O que você acredita que poderia entrar nesta lista para melhorar a eficiência de uma apresentação? Conte para a gente nos comentários!

>>> Solicite uma apresentação

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

I accept the Privacy Policy

error: Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link do post ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Jefpower estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo da empresa em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do Jefpower (contato@jefpower.com). As regras têm como objetivo proteger o investimento que o Jefpower faz na qualidade das informações. Se precisa copiar trecho de texto do post para uso privado, por favor, faça a solicitação também.