Apresentações criativas para a sala de aula

  • 10/05/2016
  • Jeferson
  • 4minutos de leitura

O aprendizado é maravilhoso, apesar de que, alguns gostam e outros não. Essa variação de interesses é influenciada pelo simples fato de que os conteúdos disponibilizados em livros, revistas, blogs e sites, em sua maioria, não são atrativos. Cada vez mais as instituições de ensino tem aderido diferentes tecnologias para melhorar a experiência dos estudantes com o conhecimento.

As mais simples apresentações desenvolvidas no PowerPoint, Prezi ou Keynote são capazes de gerar um impacto positivo no aprendizado. A grande questão é exatamente o quanto de experiência positiva estas apresentações podem proporcionar ao aprendizado. É neste momento que o uso incorreto das apresentações podem tornar a aula entendiante ao ponto de não gerar nenhuma conexão entre a mensagem transmitida e a compreensão dos alunos.

Bons conteúdos seriam suficientes se não fosse a era em que estamos vivendo. É preciso compreender as mudanças que nos cercam e ter o entendimento de que vivemos no que chamamos de “escassez de atenção” diante da abundância de informação gerada todos os minutos. O economista Herbert Simon (1916-2001) foi o primeiro a descrever o fenômeno da economia da atenção:

A riqueza de informação cria pobreza de atenção, e com ela a necessidade de alocar a atenção de maneira eficiente em meio à abundância de fontes de informação disponíveis.” – Herbert Simon

E se pararmos para pensar sobre o impacto deste fenômeno na sala de aula, a resposta pode ser muito mais complexa do que imaginamos. Todavia, é notável o quanto os professores concorrem a atenção dos estudantes com outros conteúdos e ações que foram inseridas em nosso cotidiano. Não me refiro apenas ao uso dos smartphones como inimigos das aulas, mas do próprio contexto e papéis que cada indivíduo assume na sociedade e que, de algum modo, “rouba” a atenção. Diante deste cenário, o objetivo do professor deve ser a transmissão do conteúdo através de slides que despertem o interesse e incentivem o aluno a pensar e interagir com a mensagem, fazendo com que eles participem e o mais importante, aprendam.

Aqui no Jefpower, já desenvolvemos muitas apresentações para educadores, palestrantes e empresas de diferentes segmentos.

Pensando nisso, como forma de incentivar o uso das apresentações criativas, resolvemos listar quatro dicas para você unir o design com a boa informação e ter uma nova experiência ao ensinar. Seguem as dicas:

1 – Selecione um tema

A seleção de um tema servirá como um guia durante toda a apresentação. Esse tema é quem ditará o tipo de imagem, a tipografia e a paleta de cores a ser utilizada. Ele dará harmonia e sentido para o conteúdo.

2 – Dê vida ao conteúdo

É tentador querer compartilhar toda a informação em uma apresentação, ainda mais quando o slide será utilizado para diferentes turmas. É necessário trabalhar com o conteúdo adotando uma abordagem eficaz, através do uso de poucos elementos, de forma simples e direta para que a apresentação tenha vida própria e possa ser bem trabalhada em diferentes momentos.

3 – Mantenha o foco

Alguns estudantes não conseguem assimilar um determinado assunto quando ocorre muitas informações simultâneas para processar. Sendo assim, quando for preparar a apresentação da aula, enfatize apenas os fatos ou ideias mais relevantes. Isso fará com que a apresentação seja um apoio visual e não uma fonte de leitura no momento em que você estiver falando.

4 – Utilize materiais complementares

Depois de elaborar sua apresentação, você irá descobrir que há pontos importantes e úteis não abordados ou incluídos nos slides. Para estes casos você deve criar um documento que poderá ser impresso ou enviado por e-mail. Este material será útil como fonte de consulta para trabalhos avaliativos ou estudo mais profundo sobre um tema.

Compartilhe esta postagem com os seus amigos. Este simples gesto pode ajudar outras pessoas! Compartilhe!

contato_Jefpower

2 replies on “Apresentações criativas para a sala de aula”

  • suely de sousa cunha alvim
    13/04/2020 at 10:58

    Gostei das dicas de como se sair bem tanto em sala de aula, ou em apresentações de projetos.

    • Jeferson
      13/04/2020 at 11:04

      Que bom que curtiu as dicas Suely. Fique a vontade para compartilhar com seus contatos.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

I accept the Privacy Policy

error: Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link do post ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Jefpower estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo da empresa em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do Jefpower (contato@jefpower.com). As regras têm como objetivo proteger o investimento que o Jefpower faz na qualidade das informações. Se precisa copiar trecho de texto do post para uso privado, por favor, faça a solicitação também.