Cinco formas de ser persuasivo com apresentações

Um dos maiores desafios na realização de uma apresentação é, sem dúvida, a conquista do público. Eles precisam estar confortáveis e atraídos pelo que está sendo apresentado.

vendas

Seja um professor, vendedor ou empreendedor disposto a apresentar um assunto ou proposta comercial ao cliente, é fato que a persuasão pode ser um grande grande diferencial para cativar o público e conquistar os objetivos. Pensando em ajudar você com isso, a equipe Jefpower separou cinco formas comprovadas de persuasão para que você possa ter sucesso em suas apresentações. Veja!.

1 Trabalhe com as mãos

Saber movimentar as mãos corretamente enquanto realiza uma apresentação, é fundamental para demonstrar uma boa linguagem corporal e atrair a atenção do público. Além disso, o movimento natural das mãos representa um excelente método de persuasão, ao contrário de mantê-las presas sobre o seu corpo ou penduradas de maneira desajeitada.

Um outro ponto importante, é que o uso das mãos durante uma apresentação auxilia na enfatização das palavras, tornando a comunicação mais agradável e evitando assim demonstrar ansiedade ou nervosismo.

Portanto, se você ainda não utiliza esta prática em suas apresentações, vale a pena começar com pequenos ensaios na frente do espelho, por exemplo.

2 Aprenda a utilizar as cores

As cores são recursos visuais utilizados para atrair a atenção das pessoas em diversas ocasiões. Em apresentações, também não é diferente, já que as cores podem influenciar diretamente no nível de atenção do público, causando impactos positivos ou negativos.

A dica para o uso correto desse recurso é observar o perfil do seu público e utilizar as cores que mais se adaptam as suas culturas, idades, sexo, entre outros fatores.

Se você realiza apresentações para o público infantil, por exemplo, vale a pena avaliar que as cores mais aceitas por este tipo de público são diferentes de um público adulto. O mesmo ocorre em casos de utilizar cores certas em apresentações para empresários, por exemplo.

3 Seja simpático(a)

A simpatia é sempre vista como um diferencial para atrair a atenção de qualquer pessoa, já que é da natureza humana não conseguir negar algo para alguém simpático. Simpatizar com alguém, ou com alguma ideia nos faz agir de maneira positiva.

Em uma apresentação também não é diferente, uma vez que é preciso haver um relacionamento com o público, fazendo com que as pessoas se interessem pelo que você tem a dizer. Desta forma, durante as apresentações é importante sorrir, fazer perguntas, interagir com o público, e até mesmo contar alguma piada ou um fato engraçado para atrair o espectador para a sua apresentação.

4 Faça uso de palavras-gatilhos

As palavras corretas também possuem grande impacto persuasivo em uma apresentação. Por trás delas é possível promover o entusiasmo e motivação de seu público, inspirando-os a agir e manter-se cada vez mais atentos às suas palavras.

Algumas dicas de palavras-gatilho são:

* Utilize a palavra “Você” para abordar seu público, desta forma, o foco será direcionado aos seus ouvintes e não a si mesmo. Em apresentações para poucas pessoas, considere fazer uso de seus próprios nomes;

* Quando possível, utilize a palavra “imediatamente” (ou suas derivações). Este tipo de palavra traz o sentimento de possibilidade quando se deseja chamar o seu público para uma ação.

5 Conte histórias

Em muitos casos, as histórias são mais convincentes do que argumentos lógicos. Sendo assim, o uso da criatividade para contar boas histórias em apresentações, tende a despertar a imaginação do público, que por sua vez dará maior atenção ao que é apresentado.

Para o uso deste recurso, recomenda-se promover o suspense, imagens detalhadas, metáforas entre outras opções que possam envolver seu público durante a apresentação.

Além de conquistar os espectadores, é possível também deixar uma mensagem efetiva para que as pessoas se lembrem da apresentação posteriormente.

Para ter sucesso em uma apresentação, é preciso ir além da preparação do conteúdo que será discutido. Neste caso, o apresentador precisa conhecer e utilizar as técnicas de persuasão para que seu público fique atraído pelo que será apresentado.

Vale ressaltar que conhecer o perfil do público que irá assistir a sua apresentação, é fundamental para se obter sucesso aplicando as técnicas mencionadas.

Gostou das dicas? E você, utiliza alguma técnica de persuasão em suas apresentações?

0 Comentários

Deixe seu comentário

Por favor, informe seu nome.
Faltou inserir seu comentário.

Facebook
Linkedin
Twitter
Google+