Slack: a nova moda da comunicação

Com menos de três anos no mercado, o Slack se tornou uma das startups mais valiosas do mundo. Você ainda não conhece? Trata-se de um aplicativo que propõe a interação e a eliminação da quantidade excessiva de emails entre equipes. Ele tem a capacidade de registrar e arquivar automaticamente todos os conteúdos trocados dentro da ferramenta. Um substituto perfeito para empresas de qualquer porte que utilizem emails, mensagens instantâneas ou reuniões presenciais.

No Slack é possível criar equipes, diferentes canais ou grupos privados e inserir um número ilimitado de pessoas sem gerar custos. Os usuários podem se comunicar por meio de textos, voz, enviando vídeos e documentos, tendo todo esse conteúdo organizado e de fácil localização por meio de uma busca inteligente.

slack-app

A ferramenta proporciona uma praticidade e prazer em utilizá-la tanto no computador ou por meio de dispositivos móveis, com uma interface agradável que se iguala com o de algumas ferramentas similares. A sincronização é perfeita e favorece a comunicação mesmo em velocidades baixas da internet. A ideia aqui é ganhar tempo e gerar resultados.

 

Mas, como toda ferramenta, o Slack possui alguns prós e contras que vou apresentar abaixo:

PRÓS

* Ferramenta disponível em dispositivos móveis (Android, iOS e Windows Phone) e no desktop por meio do acesso web ou aplicativo.
* Opções que agregam na produtividade de empresas pequenas, médias ou grandes.
* Compartilhamento de mensagens e arquivos em tempo real.
* Possibilidade de criar grupos privados.
* Número ilimitado de usuários dentro de cada equipe.
* Informações detalhadas sobre publicação ou arquivo.
* Integração com diversas ferramentas e plugins.
* Sistema personalizado para respostas e interação.

CONTRAS

* Não possui versão no idioma português.
* Podem ocorrer alguns bugs com algumas notificações.
* Gera vício.
* Limitações de alguns recursos na versão gratuita.

FUNCIONALIDADES

Os “Channels” (Canais) tratam de assuntos específicos para acesso de qualquer membro da equipe. Lembrando que os membros podem criar e convidar outros membros da equipe para participar de um channel. É muito simples criar um channel no Slack, basta clicar no botão “+” ao lado e inserir um nome (somente em letra minúscula e sem espaço – qualquer coisa use – ou _ ). É possível também criar channels privados somente para visualização e interação de pessoas selecionadas.

Use o “Direct Messages” para falar diretamente com um dos componentes da equipe: as mensagens nesse caso são privadas. É um recurso útil para quando houver necessidade de tratar de assuntos com somente uma pessoa da equipe.

COMANDOS

Para direcionar uma mensagem para alguém é necessário inserir o “@” e o nome de usuário, similar a algumas redes sociais. Este usuário será notificado automaticamente através de todos os dispositivos ativados.

Você pode utilizar o famoso “#” para mencionar e criar um link para outro canal.

@here (mandar notificação a todos usuários inscritos no canal (usar chat dentro do canal para o comando) .

@everyone notifica todos os membros que estiverem inscritos no grupo, mesmo que este tenha desabilitado notificações do aplicativo. Este comando só pode ser utilizado no canal chamado de general.

FORMATAÇÃO DE MENSAGENS

* Cerque o seu texto com ** para dar efeito em negrito e _ para efeito em itálico.
* Se desejar tachar o seu texto use o ~ til ~.
* Para criar uma lista use a tecla Shift + Enter para criar novas linhas, em seguida, adicione um número ou ° antes de cada item.
* Adicione o símbolo > no início de sua mensagem para um recuo ou >>> para recuar vários parágrafos.

É uma ferramenta incrível, com inúmeras possibilidades de uso. Tem até Podcast slack.com/varietypack, uma lista com diversos grupos com temas específicos slacklist.info e um Twitter inteirinho com mensagens de entusiastas da ferramenta twitter.com/SlackLoveTweets.

Uma galera já está usando a ferramenta para trocar ideias, projetos, gerar negócios, parcerias e muito mais. Se você é quiser fazer parte de alguns grupos, confere essa lista aqui.

Espero que tenha gostado. Você pode ajudar compartilhando esta postagem com seus amigos e nas suas redes sociais.

Precisando de ajuda, pode contar comigo!

2 Comentários

Deixe seu comentário

Por favor, informe seu nome.
Faltou inserir seu comentário.
Facebook
Linkedin
Twitter
Google+