5 Ted Talks para ajudar você com apresentações

  • 02/08/2016
  • Jeferson
  • 3minutos de leitura

Não existe nada melhor do que ter novas ideias e reestruturar algo que fazemos até de olhos fechados. As palestras do TED, uma fundação sem fins lucrativos, existem justamente para apresentar histórias e soluções inovadoras desenvolvidas por pessoas comuns, que assim como eu e você, se reinventam para vencer os desafios diários.

Muitas dessas apresentações podem ajudar você com a sua. Não são apenas em postagens ou tutoriais que você deve buscar dicas para aprimorar suas apresentações, sejam elas no Prezi, no PowerPoint ou em qualquer outro software que você utilize para esta função.

Para inspirar você na criação de slides e realização de uma apresentação, eu e minha equipe listamos cinco palestras fantásticas do TED que, sem dúvida, irão ajudar você neste processo.

1 – Desperte o interesse

A apresentação de conteúdo tem que despertar ideias, gerar curiosidade, criar discussões e motivações. Neste talk, Nancy Duarte mostra como as apresentações de sucesso possuem uma estrtura comum. Aprenda neste vídeo a cativar e promover a interativitidade por meio do que será mostrado ao público.

2 – O processo de criação de uma apresentação

Prepare-se para aprender com quem sabe e veja como criar uma apresentação impactante. Neste talk, o Designer Sênior de apresentações no Prezi, Steve Wishman, apresenta o projeto de construção de uma apresentação, revelando e explicando cada etapa para obter um resultado criativo e cativante.

3 – Explore os sentidos

Não é nada fácil conseguir a atenção do público durante uma apresentação. Porém, em uma era com tantas possibilidades e tecnologia, porque não ir além do visual e explorar outros sentidos? Este vídeo apresenta ferramentas para trabalhar de maneira multi-sensorial, com apoio de técnica e muita criatividade.

4 – Conte uma história

Desde criança, ouvimos histórias reais ou não. Somos o resultado da nossa vida acadêmica, profissional e familiar, portanto, temos muita história pra contar. Atualmente, as empresas tem buscado criar relações cada vez mais profundas com seus consumidores e o storytelling (ou contação de histórias) é uma das ferramentas mais eficazes. Na hora de criar sua apresentação tenha isso em mente, pense a sua história, crie uma narrativa e conquiste a atenção daqueles que estão te assistindo. Compreenda mais no vídeo.

5 – Confie em você

Não adianta ter uma apresentação incrível se você não souber apresentá-la. Na hora de falar em público, independentemente de quantos estão assistindo, é muito importante ter confiança em você mesmo e naquilo que está sendo dito. A psicóloga social Amy Cuddy compartilha a maneira de trabalharmos nossa linguagem corporal para nos portarmos com confiança, mesmo quando estamos inseguros.

Não existe uma receita para desenvolver uma apresentação impactante, mas existem inúmeras formas para que você se inspire a ter novas ideias para produção do conteúdo. Por isso, vá sempre além, utilize novas ferramentas, explore novas técnicas, ouse e seja criativo. Use e abuse do poder do design na hora de criar sua próxima apresentação. Caso tenha uma ideia, mas não consiga desenvolve-la, entre em contato comigo, clique aqui.

Gostaria de compartilhar alguma dica para criação de apresentações impactantes e inesquecíveis? Deixe nos comentários!

2 replies on “5 Ted Talks para ajudar você com apresentações”

  • Luciano Leão
    03/08/2016 at 11:43

    Belo post, meu caro! Assistirei todas 🙂

    • 03/08/2016 at 12:58

      Obrigado Luciano. Fique a vontade para compartilhar dicas de outros TED Talks.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

I accept the Privacy Policy

error: Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link do post ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Jefpower estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo da empresa em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do Jefpower (contato@jefpower.com). As regras têm como objetivo proteger o investimento que o Jefpower faz na qualidade das informações. Se precisa copiar trecho de texto do post para uso privado, por favor, faça a solicitação também.