Atraia e conquiste o público com apresentações de impacto

  • 12/07/2016
  • Jeferson
  • 3minutos de leitura

Todas os profissionais que realizam apresentações tem o desejo de atrair e conquistar o público para gerar vendas e neste caso, saber contar uma boa história é um dos pilares mais importantes para esta conquista. Porém, isso não é uma tarefa fácil, já que nem todas as pessoas tem o dom de storytelling (contar histórias) capazes de impactar a atenção do espectador.

Afinal de contas, como criar uma boa história? Como inseri-las dentro do contexto de suas apresentações? Veja algumas dicas a seguir:

1 – Compreenda o motivo

A habilidade de contar uma boa história é algo bem importante para qualquer apresentador, sendo assim, a primeira iniciativa para uma boa narrativa é saber o seu porque, ou seja, o motivo pelo qual você está desenvolvendo esta história. Compreender o objetivo que se deseja alcançar tornará mais simples e efetiva a tarefa de criar boas histórias.

2 – Esteja concentrado em você

Normalmente as pessoas constroem narrativas baseadas em torno de um produto ou até mesmo de outras pessoas para a história. Neste caso, a melhor maneira de criar uma boa história é utilizar exemplos próprios, recomenda-se relatar suas próprias falhas, seus desafios, suas sortes e demais experiências pessoais.

3 – Crie um problema

Quando estiver desenvolvendo sua história, crie um problema ou desafio para ser inserido dentro do relato. Este recurso funciona basicamente como um ponto decisivo resultando em espectadores atentos do começo ao fim, pois eles vão querer saber qual foi a decisão perante o problema apresentado.

4 – Mantenha o engajamento

Após ter despertado a atenção do seu público diante do problema ou desafio proposto na sua narrativa, você deverá mante-los engajados ao longo de toda a sua apresentação.

5 – Demonstre uma transformação

Toda história possui um finalização com algo incrível. Em outras palavras, é nesta etapa que você deve exibir algumas mudanças como:

  • Um aprendizado com a situação.
  • Um descobrimento sobre si mesmo.
  • Uma decisão tomada que reflete na sua personalidade atualmente.

Não existe uma receita pronto para aprimorar a arte de contar boas histórias, já que a ocasião é única em uma apresentação, além de existir também uma infinidade de estilos de histórias. De qualquer forma, destaco que a pratica em contar boas histórias se adquire com treinamentos e testes, onde é fundamental manter os aspectos que estão funcionando e descartar aquilo que não tem gerado bom retorno em suas apresentações.

O que achou dessas dicas? Você utiliza alguma técnica para contar histórias em suas apresentações? Compartilhe nos comentários!

Quer solicitar uma apresentação? Clique aqui!

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

I accept the Privacy Policy

error: Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link do post ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Jefpower estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo da empresa em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do Jefpower (contato@jefpower.com). As regras têm como objetivo proteger o investimento que o Jefpower faz na qualidade das informações. Se precisa copiar trecho de texto do post para uso privado, por favor, faça a solicitação também.