Como a equipe de marketing do Mural utiliza os métodos Ágil e Design Thinking

  • 07/02/2018
  • Jeferson
  • 6minutos de leitura

O marketing está se transformando constantemente. Os métodos tradicionais estão sendo substituídos por novos processos.

Existe o senso de urgência para que as organizações se tornem flexíveis e adaptáveis as tendências de mercado e sociais para permanecerem ativas. Construir o valor do negócio resolver necessidades do cliente deve ser realizado de forma eficiente e econômica.

Na empresa Mural – plataforma de colaboração, visual e brainstorming, a equipe de marketing trabalha em constantes movimentações seguindo as tendências, avaliando métricas e trabalhando com os clientes para entregar conteúdo relevante e melhores experiências. O método Ágil oferece a visão do quadro de produtividade do trabalho e o design thinking é explorado como resoluções de problemas centralizados nos clientes. Combinando esses dois métodos está sendo possível prolongar o sucesso a longo prazo do negócio.

Veja o porquê da equipe de marketing da Mural está utilizando esses dois processos:

Todas as equipes do Mural têm sucesso com a metodologia Ágil

Embora, geralmente associado ao desenvolvimento de software, o Ágil é cada vez mais implementado em todos os departamentos das empresas que buscam infundir sua cultura com os fluxos de trabalho mais efetivos, inovadores e econômicos.

A equipe de marketing da Mural encontrou muitos benefícios desde a adoção do método Ágil:

  • Baixo risco: trabalhar em sprints semanais permitiu avaliar e fazer ajustes após apenas uma semana, ao invés de aguardar até que o projeto inteiro seja concluído para fazer correções.
  • Maior eficiência: ocorreu uma perfomance maior da equipe sem a necessidade de trabalhar mais tempo.
  • Alinhamento organizacional: os sprints são planejados com base nos sub-objetivos da empresa, as contribuições e os resultados são transparentes.
  • Medição e Responsabilidade: ao executar pequenos testes e medir os resultados, a equipe percebeu que podem investir mais do tempo nas campanhas efetivas.
  • Melhorias contínuas: o método ágil permitiu uma melhoria contínua no nível individual, no nível da campanha e no nível organizacional.
  • Equipe sem limites: A equipe passou a funcionar de forma autônoma possibilitando movimentações de ideias, experiências e testes de forma livre, sem a necessidade de aguardar aprovações.

O método Ágil é capaz de melhorar e adaptar todo o processo

Por conta disso, foi necessário que a equipe de marketing da Mural experimentasse e apresentasse variações que funcionam melhor para equipes no trabalho de colaboração remota.

War Room = Nome do espaço de trabalho para o projeto digital

A ideia do “War Room” é ser um lugar único (foi utilizado como sala de reuniões do escritório) para coletar todas as informações importantes e fazer um brainstorming com todos os envolvidos do projeto.

A ferramenta Mural suporta a gestão de projetos e métodos ágeis, proporcionando um espaço para realizar atividades do design thinking e revisões de sprint. O espaço de trabalho pode ser compartilhado com toda a empresa ou departamentos selecionados.

O Mural também permite a visão em kanban dos projetos através da integração com o GitHub usando a extensão ZenHub. Com isso a equipe pode criar tarefas nas reuniões de brainstorming e enviá-las para o GutHub.

>>> Saiba mais sobre a integração do Mural com o GitHub

 

O painel de controle automatizado da Hubspot apresenta as métricas importantes, proporcionando transparência e alivia a equipe de relatórios e check-ins frequentes para os líderes.

Por conta da equipe remota espalhada em quatro cidades, da Califórnia para a Argentina, foi necessário aumentar a estrutura típica do Scrum com soluções digitais para acomodar o tempo e as diferenças geográficas.

Para você entender melhor, as equipes Scrum geralmente são pequenas e possuem habilidades em várias funções que podem trabalhar juntas numa perfomance rápida em uma projeto na War Room. Para não impactar em outros espaços na War Room, essas equipes não dependem de outros e conseguem adaptar seus estilos para garantir a máxima eficiência.

Cada equipe do projeto digital é constituída por nove papéis distintos típicos de uma equipe Scrum. No modelo da equipe Mural, eles são codificados por cores em quatro seções (cada cor representa um membro da equipe) para modelar os vários trabalhos que um único membro da equipe possa assumir durante qualquer sprint dado. Dependendo das tarefas de sprint, o trabalho é deslocado entre os membros da equipe e os líderes assumem.

O design thinking ajudou a entender restrições, identificar oportunidades e explorar possibilidades

Na Mural, se utiliza o design thinking para ajudar a determinar os verdadeiros problemas a serem resolvidos para os clientes da ferramenta e a entender quais problemas abordar comercialmente. O design thinking é mais do que apenas estruturas e técnicas – é uma mentalidade que ajuda a navegar em qualquer problema, domínio ou processo.

O Design Thinking conectado ao método Ágil

Partindo dos cincos componentes do design thinking, podemos identificar onde o processo se sobrepõe ao método ágil. Normalmente, a equipe fornece os exercícios de design thinking no começo para entender os principais problemas que estarão trabalhando para resolver e quais soluções tem mais sentido. Em seguida, podem acessar o mural geral para ir reduzindo as tarefas específicas rumo a conclusão do projeto.

Abordagem para o sucesso

Diferentes equipes executam o design thinking de várias maneiras para acomodar suas situações e necessidades específicas – não existe uma receita única ou perfeita. Mas, seja qual for a forma como você queira aplicar, siga essas dicas para construir um espaço de trabalho que leve a sua equipe rumo ao sucesso.

Seu espaço de trabalho deve:

  • Promover a participação total da equipe
  • Oferecer um espaço aberto para o design visual
  • Apoiar repetição e interações
  • Ser acessível para quando houver necessidade de uso
  • Permitir movimentos entre as fases do projeto

A tendência da equipe de marketing da Mural foi ter sessões de brainstorming utilizando murais com tamanhos proporcionados para despejar ideias e agrupar conceitos no mesmo mural.

Se você quiser saber mais sobre como aplicar a metodologia ágil ou o design thinking no seu negócio utilizando a ferramenta Mural, vamos conversar. Eu e minha equipe estamos entusiasmados com as experiências compartilhadas com outras organizações.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

I accept the Privacy Policy

error: Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link do post ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Jefpower estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo da empresa em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do Jefpower (contato@jefpower.com). As regras têm como objetivo proteger o investimento que o Jefpower faz na qualidade das informações. Se precisa copiar trecho de texto do post para uso privado, por favor, faça a solicitação também.