BrasilBrasilOutros países Seg - Sex 09:00-18:00 +55 11 99846-2278 Seg - Sex 10:00 -19:00 +55 11 998462278
Email contato@jefpower.com

Se você trabalha coim design, produção de conteúdo ou já precisou buscar imagens na internet, então, sabe o quanto é desafiador encontrar imagens em alta resolução que combinem com sua necessidade. Esse processo de busca pode durar um bom tempo e quando finalmente encontramos, corre o risco da imagem ter uma propriedade.

Na postagem de hoje, vou explicar como funciona o proceder com imagens com e sem Direitos Autorais. Vamos lá?!

ENTENDENDO OS DIREITOS AUTORAIS

Assim como todo bem jurídico possui uma tutela legal, o mesmo ocorre com as imagens, por isso, elas são consideradas como propriedades intelectuais. Esse direito evita usos indevidos.

Quando você compra uma imagem de um banco pago, você automaticamente adquire autorização para usar a imagem com direito autoral restrito. Já ao usar um banco gratuito, você estará adquirindo imagens com Creative Comms (livre de custos com Direitos Autorais).

JEFPOWER, QUAIS OS TIPOS DE DIREITOS AUTORAIS?

Copyleft e Copyright

As imagens com Copyright podem ser compradas para qualquer tipo de uso. Já o Copyleft abra mão de qualquer direito autoral, desde que seu uso não seja para fins comerciais.

Royalt Free

Apesar do nome, essa licença necessita ser paga para o uso livre da imagem.

Rights-managed

É um tipo de licença que restringe o uso da foto de várias maneiras, mesmo ao comprar. Por exemplo: como editar, local onde pode ser reproduzida, tipo de mídia, etc.

Domínio Público

O domínio público é uma herança cultural, ou seja, o autor ou a lei permitiu o uso livre, desde que a fonte seja citada. Nesse site você confere se a imagem é de domínio público ou não.

JEFPOWER, E AS IMAGENS SEM DIREITOS AUTORAIS?

A forma mais segura de adquirir imagens livres dos direitos autorais é usando o Creative Cooms através de bancos gratuitos, confira.

CC BY – Atribuição

Permite cópia, distribuição, exibição e execução de mudanças, desde que contenha crédito ao proprietário.

CC NC- Uso não comercial

Você pode copiar, distribuir, exibir, modificar, desde que não comercialize nada com isso.

CC ND – Não a obras derivadas

Permite fazer tudo com a imagem, menos a modificação.

CC SA – Compartilhamento pela mesma licença

As obras podem ser compartilhadas, desde que sua licença seja idêntica à imagem original.

Fique ligado! Uma única imagem pode conter mais de uma licença do CC, o que multiplica as regras. Por conta disso, evite usar as imagens adquiridas no Flickr, Google, Facebook, Twitter, Instagram, etc. E caso você encontre uma foto que retrate uma obra de arte ou alguém que não autorizou o uso da imagem para fins comerciais, cuidado, você pode correr riscos com utilização indevida.

Agora que você já aprendeu tudo sobre os Direitos Autorais, faça parte do clube de conteúdo do Jefpower e receba conteúdos exclusivos e sacadas como essa. (Veja o box aqui do lado >>

>>> Solicite uma apresentação no PowerPoint ou Prezi para vendas, projetos pessoais, pitch, institucional, etc.

Facebook

Linkedin


Twitter


Google+