BrasilBrasilOutros países Seg - Sex 09:00-18:00 +55 11 99846-2278 Seg - Sex 10:00 -19:00 +55 11 998462278
Email contato@jefpower.com

A estratégia de inbound marketing é bastante completa e abrange todos os pontos do marketing digital. A principal dúvida de qualquer empresário é referente ao tempo de retorno na geração de leads quanto estão investindo nesta estratégia. Encontre a resposta para essa e outros questionamentos a seguir!

INBOUND MARKETING: O QUE É E COMO FUNCIONA?

O Inbound Marketing, também conhecido como “marketing de atração” ou “novo marketing”, é um recurso atual e inovador baseada em estratégias voltadas para atrair um público específico. A ideia é comunicar para as pessoas com interesses nos produtos ou serviços oferecidos por uma empresa, ao invés de investir em uma ação para um público mais geral.

Essa estratégia é voltada a produção e compartilhamento de conteúdo relevante, com a finalidade de construir um relacionamento com o potencial cliente e gerar engajamento com o seu negócio independente do segmento. Isso pode ser realizado a partir de inúmeras maneiras, como blogs, ebooks, email marketing, redes sociais, SEO, guest posting, templates, infográficos, apresentações, webinars e vídeo marketing.

Aqui no Jefpower, as postagens do blog são as que oferecem os melhores resultados. Porém, para ter sucesso em uma estratégia de inbound marketing é necessário mesclar todas as ferramentas e canais disponíveis. Afinal, o conteúdo publicado em um blog pode gerar interesse do visitante em querer receber outros materiais do seu negócio.

ESTOU INICIANDO UM NEGÓCIO, MAS NÃO SEI SE INVISTO NO INBOUND MARKETING

Ainda não ficou convencido do poder e importância de se investir em inbound marketing? Olha esses dados:

O inbound marketing custa cerca de 62% a menos que o marketing tradicional *(outbound marketing).

Se o seu negócio utilizar blog, conseguirá uma média de 97% de linkagens externas, isto é, outros sites que citam você como referência, o que melhora a sua reputação e mostra que o seu negócio é expert no assunto.

Diante do contexto econômico atual, segundo uma média de 92% dos profissionais de marketing americanos, é imprescindível que as empresas apostem no inbound marketing.

E QUAL O RETORNO DO INVESTIMENTO NO INBOUND MARKETING?

Além dos números apresentados acima, a taxa de retorno sobre investimento (ROI) do inbound marketing é de 275%. Segundo uma pesquisa realizada pelo HubSpot e MIT, adotar esta estratégia traz os seguintes benefícios:

92,34% das empresas adeptas ao inbound marketing aumentaram seu número de visitas.

Entre elas, 85% perceberam esse aumento em um período de 7 meses.

Em 92,7%, o número de leads aumentou, sendo que 83,9% das empresas também notaram os resultados em 7 meses.

Já o número de leads para clientes aumentou em 42,2% das empresas.

Novamente, 49,7% delas tiveram resultados em 7 meses.

VAI DEMORAR PARA APARECER OS RESULTADOS?

Pense sobre o que esperar do inbound marketing. Talvez você esteja desejando que a estratégia resolva todos os seus problemas por si só, mas não é assim que as coisas funcionam.

Primeiramente, o surgimento dos leads também dependerá de você. A minha experiência com clientes permite dizer que aqueles envolvidos no projeto conquistam excelentes resultados em um tempo razoável (cerca de 6 meses após o início do trabalho de inbound marketing). Como a metodologia é a mesma para todos, a diferença entre não ter ou ter resultados depende muito de cada cliente.

COMO TER RESULTADOS MAIS RÁPIDOS?

Você já sabe agora que os resultados dependem, em primeiro lugar, do envolvimento do seu negócio, outra variável para o sucesso e a velocidade com que os leads cheguem é o plano estratégico de inbound marketing, construído antes mesmo das ações serem executadas. Veja algumas dicas para elaborar um plano infalível:

Elabore um plano sólido

É normal a ansiedade para começar a trabalhar logo, criar conteúdo e ver resultados, mas acredite, é melhor investir tempo no planejamento e criar um plano estratégico completo, incluindo personas, pesquisa e conteúdo estratégico. Pense em métricas e metas para mensurar o sucesso do negócio – e claro, que sejam dinâmicas para seu time trabalhar.

O plano também necessita ser ágil para fazer os ajustes necessários de acordo com a perfomance. Dessa forma, você verá seus leads e as vendas aumentarem mais rapidamente.

Tenha uma equipe preparada

O inbound marketing ainda é algo novo aqui no Brasil, por isso, é importante buscar profissionais com experiências e cases de sucesso na área. Muitas agências estão oferecendo o serviço, mas tenha cuidado, pois não são todas que realmente estão entregando resultados. Portanto, procure agências ou consultores com experiência comprovada em planejamento, implementação e otimização da estratégia.

Quanto devo investir?

A quantidade de conteúdo produzido e compartilhado nas redes sociais juntamente com o investimento em anúncios online fazem a diferença na hora de conquistar novos leads. Você precisa ter certeza de que está investindo o valor correto e que vai de encontro com as suas expectativas de perfomance. Quanto vale para o seu negócio ter uma estratégia de marketing de geração de leads escalável? Pense a respeito!

Respire o inbound marketing

Esta provavelmente é a dica mais desafiadora quando o assunto é inbound marketing. A sua equipe deve estar devotado, os seus recursos precisam ser direcionados ao inbound. Se você não estiver empenhado ou pensa em testar essa estratégia por alguns meses, recomendo nem começar.

Eu sei que o inbound marketing é bem complexo e pode assustar em um primeiro momento. Muitas pessoas ainda não entendem as suas particularidades, mas há outras que entendem e estão preparadas para ajudar você e a sua equipe. Caso esteja precisando de ajuda, pode contar comigo – só mandar uma mensagem pra mim.

Se você quer trabalhar com inbound marketing saiba que o trabalho é duro e você vai precisar ser paciente e comprometido. Caso não esteja preparado mentalmente ou financeiramente, é melhor continuar fazendo o que sempre fez. Entretanto, se você estiver pronto para sair da zona de conforto e virar algumas noites, quando preciso, para ajudar os seus clientes a alcançarem as metas, você terá um futuro promissor.

Compreendeu como o inbound marketing pode gerar excelentes resultados para o seu negócio? Restou alguma dúvida sobre o assunto ou deseja compartilhar alguma experiência? Entre em contato comigo!

Como publicitário com foco no digital somando mais de 10 anos de experiências, trabalhei duro para gerar resultados para os meus clientes e os meus próprios negócios. Portanto, posso ajudar você no processo de inserção do inbound marketing no seu negócio utilizando ferramentas incríveis. < SOLICITE MINHA CONSULTORIA >

>>> Indico a leitura desta publicação: Ferramenta poderosa de automação de marketing para o seu negócio

Facebook

Linkedin


Twitter


Google+