Planejando uma apresentação de alto impacto

  • 21/07/2016
  • Jeferson
  • 3minutos de leitura

Quem é que não fica surpreso quando identifica um apresentador comunicativo e com uma apresentação de alto impacto?

Ao contrário do que se imagina, o apresentador não nasce pronto. Por trás de tanta qualidade e desenvoltura existe muito trabalho.

Uma boa apresentação não inicia quando abrimos o PowerPoint, Prezi ou outro software, ela começa com o planejamento. Vamos ver como isso funciona.

PRIMEIRO PASSO

Saiba qual é o objetivo da apresentação. Não deve ser um objetivo vago ou genérico, mas bem definido. Com o objetivo estabelecido, você terá facilidade na produção do conteúdo textual e visual.

SEGUNDO PASSO

Identifique o público. Conhecê-lo é fundamental para saber o tom da comunicação. Com esse público, você poderá usar uma linguagem descontraída ou deverá ser formal? Pode usar termos técnicos ou estará falando para leigos? Também é interessante saber quantas pessoas estarão presentes – salas cheias necessitam de mais energia, enquanto que pequenos grupos criam um clima mais intimista.

TERCEIRO PASSO

Saiba quanto tempo você terá para apresentar. Conhecer e respeitar o seu tempo de apresentação é necessário para você e para o seu público. Imagina só entrar em uma sala de cinema e não saber o horário que o filme acaba, se você tiver outro compromisso na sequência, se sentirá prejudicado.

INICIANDO O ROTEIRO

Com as informações dessas questões, é hora de preparar o roteiro da sua apresentação. Eu crio os meus no Evernote, mas você pode fazer no Word ou outra ferramenta. Separe por número de slides, conteúdo da narrativa, conteúdo visual e observações. Dessa forma, você tem ideia de quantos slides/telas terá no total e qual será o conteúdo de cada uma delas.

Para uma apresentação de negócios ou ideias podemos dividir em “abertura”, “desenvolvimento” e “conclusão”. Use mais imagens e menos texto – as pessoas são pouco atentas à linguagem verbal, além disso, ficar lendo slides é um convite para perder a atenção das pessoas.

CONSTRUINDO A APRESENTAÇÃO VISUAL

Com o roteiro finalizado, você pode partir para o PowerPoint, Prezi ou software de preferência para distribuir o conteúdo que foi planejado. Depois disso, faça uma revisão completa do material para que não esteja faltando nenhuma informação relevante e que não tenha nenhum erro de ortografia.

TREINANDO A APRESENTAÇÃO

Chegou o momento de você ensaiar e se aprimorar. Isso leva tempo, mas só assim você dominará não só o assunto, mas a sua apresentação – e se sentirá seguro diante do seu público.

E no grande dia da sua apresentação, lembre-se: energia e bom humor são fundamentais para empolgar, conquistar e engajar sua audiência.

No que eu puder ajudar, é só mandar uma mensagem – clique aqui.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

I accept the Privacy Policy

error: Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link do post ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Jefpower estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo da empresa em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do Jefpower (contato@jefpower.com). As regras têm como objetivo proteger o investimento que o Jefpower faz na qualidade das informações. Se precisa copiar trecho de texto do post para uso privado, por favor, faça a solicitação também.