4 técnicas para ser produtivo

  • 14/03/2016
  • Jeferson
  • 4minutos de leitura

As técnicas apresentadas neste post tem como objetivo aumentar a eficiência do seu tempo e diminuir sua lista de tarefas. Porém, não existe nenhum método certo ou verdadeiro para ser produtivo.

Técnica 1 – Pomodoro

pomodoro

Trata-se de um método de gerenciamento de tempo. A técnica foi desenvolvida no final dos anos 80 pelo italiano Francesco Cirillo, ele procurava uma maneira de aumentar sua produtividade nos estudos.

Crie períodos de foco intenso e reduza a procrastinação.
1 – Escolha uma tarefa que mereça toda a sua atenção.
2 – Defina um temporizador para 25 minutos.
3 – Trabalhe na tarefa sem interrupções até o tempo acabar.
4 – Faça uma pausa de 5 minutos.
5 – Defina o temporizador para mais 25 minutos.
6 – Quando completar quatro intervalos, dê uma pausa maior de 20 à 30 minutos.
7 – Repita o procedimento até concluir sua tarefa.

Utilize a ferramenta Pomodone para acompanhar os intervalos e tempo necessário para execução de algumas tarefas e etapas.

Técnica 2 – Eat That Frog (Engula este sapo)

Eat_that_Frog

Este conceito foi introduzido pelo empresário e autor Brian Tracy em seu livro Eat That Frog e basicamente consiste em fazer antes de tudo esta tarefa que te deixa preocupado e te faz seguir evitando-a uma e outra vez.

Segundo o autor, se você comer um “sapo vivo” toda manhã, nenhuma tarefa será mais difícil para você durante toda sua jornada diária. Por isso, selecione sua principal meta, sua tarefa mais importante e faça dela aquele sapo diário. Uma vez eliminada, seu dia poderá ser mais produtivo e você elimina a chance de procrastinar.

Complete a sua tarefa mais complicada ou desagradável primeiro.
1 – Faça uma lista de tudo que você precisa realizar.
2 – Identifique o seu sapo (ou rãs) e coloque-os no topo da lista.
3 – Coma o “sapo” na parte da manhã (recomendável).

Técnica 3 – GTD – Getting Things Done

gtd

O Getting Things Done™ ou como é conhecido “GTD”, é uma técnica eficaz de organização e produtividade pessoal que pode melhorar sua motivação e seus resultados. A metodologia foi descrita inicialmente no livro “Getting Things Done: The Art of Stress-Free Productivity” (“A Arte de Fazer Acontecer”) , de David Allen.

A proposta da técnica é gerar soluções concretas para transformar o “corre corre” diário e as incertezas em um sistema integrado de produção sem estresse.

Reúna todas as necessidades das suas tarefas profissionais e pessoais em um só lugar. (Pode ser em uma ferramenta – Evernote, Todoist ou em outra de sua preferência).
1 – Capture todas as suas tarefas diárias, mensais e de maior prazo.
2 – Esclareça as tarefas e certifique-se que eles são acionáveis.
3 – Organize-as em categorias.
4 – Reflita sobre a sua lista de tarefas várias vezes: cada semana, mês ou até mesmo dias.
5 – Esteja engajado ao realizar cada tarefa.

Técnica 4 – Seinfeld

68069-Productivity-Seinfeld1000x416

Jerry Seinfeld além de comediante e milionário, ele é o criador de um método de produtividade super simples de praticar e eficaz para o dia-a-dia.

Ele conta que quando começou a criar roteiros para suas apresentações stand up sofria de um problema sério de acumulação de tarefas e quanto mais perto o dia do show ficava, maior a pressão e menos ideias apareciam.

Então criou essa corrente de motivação, que consiste em pegar um calendário e marcar um “X” no dia em que fez alguma coisa pelo projeto. Você pode ter criado dezenas de páginas ou apenas uma linha, o importante é fazer o projeto andar.

Após alguns dias você terá um calendário cheio de marcações de X em sequência. “Don’t brake the chain” [não quebre a corrente], diz o comediante, principalmente porque se você deixar de andar com o projeto por somente um dia, fica muito difícil voltar a trabalhar nele.

Aperfeiçoe seu ofício com a prática e consistência
1 – Escolha uma ou mais tarefas específicas/metas que deseja melhorar.
2 – Em um calendário, marque os dias que você completar a tarefa.
3 – Tente não quebrar a corrente.

O que você achou dessas técnicas? Deixe sua opinião nos comentários.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

I accept the Privacy Policy

error: Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link do post ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Jefpower estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo da empresa em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do Jefpower (contato@jefpower.com). As regras têm como objetivo proteger o investimento que o Jefpower faz na qualidade das informações. Se precisa copiar trecho de texto do post para uso privado, por favor, faça a solicitação também.