14 dicas para uma estratégia de pós-venda

  • 06/12/2017
  • Jeferson
  • 3minutos de leitura

Os clientes tem se tornado cada vez mais exigentes e as informações sobre uma marca se propagada rapidamente, com isso é de extrema importância garantir um bom relacionamento com quem busca comprar com você. E como diferencial para reter e adquirir influenciadores da sua marca, você deve garantir uma experiência incrível também após a compra.

Por isso, é necessário planejar bem o seu processo de pós-venda variando de acordo com o seu tipo e segmento de empresa. O responsável por este planejamento deve se preocupar com o sucesso do cliente ao utilizar o seu produto ou contratar o seu serviço tendo uma visão completa de toda a jornada.

Planejar o seu processo de pós-venda pode ser uma tarefa bem complexa, mas que é indispensável caso queira ter o sucesso no seu negócio e se diferenciar dos concorrentes. Selecionei 14 dicas essenciais com uma estrutura fundamental para você desenvolver ou aperfeiçoar o seu processo de pós-venda.

Dica 1

Elabore um guia sobre sua estratégia de acordo com os valores do negócio para lidar com o cliente no pós-venda e compartilhe com toda a equipe.

Dica 2

Crie personas para compreender melhor os seus clientes e estabelecer como lidar com eles. Mas atenção, crie no máximo três personas para a sua empresa.

Dica 3

Construa uma conexão emocional com os seus clientes criando melhores experiências.

Dica 4

Desenvolva um passo a passo de como cuidar do processo de pós-venda e forneça treinamentos para quem executar essa função.

Dica 5

Reúna opiniões da equipe e use-as para fazer melhorias de procedimentos e design. (Indico uma ferramenta incrível para isso)

Dica 6

Meça seu NPS (Net promoter score) perguntando se os clientes recomendariam sua empresa para amigos ou familiares.

Dica 7

Utilize os dados coletados para criar experiências personalizadas para os seus clientes.

Dica 8

Explore a inteligência artificial e chatbots para aumentar a eficiência no atendimento, passe para sua equipe de atendimento ou comercial somente os casos necessários.

Dica 9

Além do telefone, use o email, redes sociais, WhatsApp e outras opções de contato com os clientes.

Dica 10

Desenvolva um procedimento para diminuir o tempo de resposta para dúvidas e reclamações.

Dica 11

Busque feedbacks dos seus clientes em tempo real, ou o mais próximo disso possível.

Dica 12

Use ferramentas de automatização para receber feedbacks dos clientes.

Dica 13

Procure manter contato frequente com os clientes através de recursos de gamification.

Dica 14

Busque oferecer uma experiência memorável também em mobile.

Dica especial

Acompanhe os conteúdos do meu blog. Eles são feitos pensando em profissionais como você para empresas como a sua. Assine os conteúdos no box aqui do lado >

Curtiu esse conteúdo? Compartilhe nas suas redes sociais.

>> Recomendo que leia também esta postagem: Ferramenta poderosa de automação de marketing para o seu negócio

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

I accept the Privacy Policy

error: Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link do post ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Jefpower estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo da empresa em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do Jefpower (contato@jefpower.com). As regras têm como objetivo proteger o investimento que o Jefpower faz na qualidade das informações. Se precisa copiar trecho de texto do post para uso privado, por favor, faça a solicitação também.