Como ser produtivo usando dispositivos inteligentes

  • 30/03/2020
  • Jeferson
  • 6minutos de leitura
[powerpress]

Em muitas séries e filmes, vemos diversas tecnologias surpreendentes e ficamos na expectativa de vivenciar um universo tão conectado. Mas para a surpresa de muitos, isso já é possível e não é mais um “tão #BlackMirror”. 

Os dispositivos inteligentes estão cada vez mais se tornando tendência. Aqui no Brasil, as vendas das caixas de som da Amazon (Echo Dot, Echo Show e Echo) e do Google (Nest Mini – antes chamado de Google Home) aumentaram diante dos interesses dos brasileiros em tornar as tarefas do dia a dia mais produtivas. 

A tecnologia de ambos produtos podem se conectar com muitos outros de marcas como Xiaomi, Samsung, Positivo, entre outras.  E as possibilidades são bem abrangentes com possibilidades de solicitar funções até por comando de voz. 

Eu mesmo utilizo tanto o Google Nest, quanto todos da Alexa e muitos outros dispositivos no meu apartamento. Não se trata de luxo e sim em tão quão produtivos podemos ser e ganhar algumas horas no dia. Portanto, vou compartilhar algumas possibilidades de como ser produtivo usando dispositivo inteligentes. Vamos lá?!

Agenda organizada

É possível sincronizar seus calendários, para criar automações que informe para você todos os seus compromissos ou atualizações de cancelamento ou outros detalhes. Você também pode pedir para adicionar um evento e mandar convite para determinadas pessoas da sua agenda de contatos. 

Eu utilizo muito para sincronizar todas as minhas agendas de cada negócio ou pessoal em um único lugar. Dessa forma, não rio nenhum compromisso que possa se chocar com outro. Além de conseguir visualizar como será o meu dia.

Lista ou Lembretes 

Você pode criar uma lista de tarefas para realizar no dia ou lembretes de datas ou momentos importantes.

Eu utilizo a lista de coisas que tenho que fazer no dia ou então coisas para comprar no mercado. Nos lembretes eu coloco as medicações do meu dog, as datas dos aniversários de amigos e familiares, mas as possibilidades são inúmeras aqui. 

Alarmes e Timers

Você pode acordar com um som tranquilo ou agitado todo dia. Pode configurar o seu alarme para dias da semana  ou dias específicos. Não vai mais esquecer de ativar o alarme do seu celular – isso acontecia muito comigo. 

No caso dos timers… Imagine você fazendo um almoço com várias coisas ao mesmo tempo sendo realizadas, pensou? Com a Alexa ou Google Assistente você pode pedir para habilitar um time para cada coisa.

Apoio na cozinha

Já pegando o gancho da dica anterior, ambos os dispositivos podem te dar um apoio na hora que você estiver cozinhando. Você pode pedir para contabilizar o tempo de algo, pedi ajuda de receita, curiosidades nutricionais de um ingrediente e até pedi para tocar uma música para a ocasião. 

Rotinas inteligentes

Já pensou em você acordar e tocar sua playlist favorita, num volume agradável, seu celular saindo do modo silencioso, seu café pronto e seu ar -condicionado desligado? Tudo isso e muito mais é possível. 

Você não precisa reformar toda a sua casa para isso, basta ter internet, tomada inteligente e um ar adicionado ou ventilador que se conecte com as assistentes ou pela tomada mesmo para dar vida a sua necessidade. 

Existe tantas possibilidades que daria uma postagem gigante, mas vou focar em apenas algumas automações que você pode fazer, exemplos:

  • Comunicar que está voltando pra casa – dar start nas luzes específicas, no clima e até mesmo na música ambiente. 
  • Encaminhar as informações de caminhada ou outros exercícios para recomendações de alimentação.
  • Desligar todas as luzes da sua casa ou do seu escritório – olha como você poe garantir a economia da energia. Você também pode programar para ser desligada ou ligada em um tom específico no em horário ou momento específico. 
  • Ativar sons e brincadeiras para o seu cão ou gato enquanto fica em casa. O meu adora e faz a festa rs.
  • Disparar um alerta a determinadas movimentações através de câmeras ou rastreadores inteligentes.
  • Habilitar entrada e saída de pessoas no seu apartamento.
  • Criar modos para cada momento do seu dia – cozinhando, relaxando, com amigos, na sofrência e por aí vai. (Eu mesmo tenho uma automação para quando quero relaxar na sala e beber vinho).

Essas foram algumas dicas do que você pode fazer para ser produtivo com dispositivos inteligentes. Existem muitas integrações que você pode utilizar para ver séries, músicas, se comunicar, saber das notícias, gerar um efeito quando seu time atinge uma meta, registrar momentos importantes, ler livros e muitas outras coisas.

Eu realmente acredito que esses dispositivos surgiram para agregar em nossa vida – que cada vez mais está agitada. Claro que, alguns morrem de medo da privacidade, mas é assunto para uma outra postagem. 

Escolho a Alexa ou o Google Nest?

Eu costumo dizer que depende muito do que você busca e qual sua preferência de uso. Algumas pessoas possuem dispositivos do Android/Google e isso acaba influenciando na decisão pelo Google Nest, outras pessoas tem uma paixão pela Alexa devido as possibilidades de uso com os parceiros e serviços da Amazon (grande varejista no mundo).

Eu tenho é tudo rs. Sério, sou fascinado por tecnologia. Mas tem coisas que prefiro o Google, por exemplo, os resultados de pesquisas serem do banco de dados do Google, integração com meu Xbox e smartphone que facilitam algumas automações. Mas, tenho usado muito o Alexa para integrar com as minhas agendas – até as corporativas, já que não consigo fazer pelo Google Nest, só a pessoal que é possível, também uso muito para conversar com outros amigos que também possuem um dispositivo da Amazon, fazer as compras de um jeito rápido e por voz.

É tanta coisas que eu faço, que não sei nem mais como era a minha vida antes de tudo isso. Eu cheguei a calcular o tempo que ganho com algumas automações e chega a ser mais de 4h por dia. 

>>> Você já possuem um dispositivo inteligente? Compartilhe nos comentários.

>>> Precisa de ajuda com mais dicas? Entre em contato comigo.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

I accept the Privacy Policy

error: Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link do post ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Jefpower estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo da empresa em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do Jefpower (contato@jefpower.com). As regras têm como objetivo proteger o investimento que o Jefpower faz na qualidade das informações. Se precisa copiar trecho de texto do post para uso privado, por favor, faça a solicitação também.