Criando apresentações para clientes com mapas mentais

  • 17/02/2020
  • Jeferson
  • 8minutos de leitura
[powerpress]

Se você deseja realizar uma apresentação eficaz e de maneira diferente, é hora de de abandonar os slides do PowerPoint em favor de um formato de apresentação mais atraente: mapas mentais digitais.

Os mapas mentais são excelentes para apresentar informações em um formato fácil de entender. Diversos profissionais têm utilizado este formato para oferecer um destaque em meios aos concorrentes e também para auxiliar na comunicação objetiva. 

Eu mesmo (Jefpower) utilizo a ferramenta de mapa mental chamada MindMeister – a número 1 do mercado, para realizar meus planejamentos, roteiros e apresentações para clientes e parceiros.  Os mapas mentais facilitam o entendimento de grandes quantidades de informações, condensando esses dados em um recurso visual acessível e de uma página.

Aqui está uma rápida visão do que você pode fazer com a ferramenta MindMeister:

  • Visualize toda a sua apresentação em uma única página;
  • Anexe documentos, gráficos, links e notas a tópicos individuais;
  • Convide clientes por e-mail ou link para colaborar com você – é como o Google Docs, apenas visual;
  • Faça zoom e desfoque para áreas relevantes do seu mapa durante a apresentação;
  • Atualize facilmente o mapa durante as reuniões subsequentes do cliente. 

Tipos de apresentações de mapas mentais para clientes

Existem essencialmente três tipos diferentes de apresentações para clientes e, cada tipo requer uma forma diferente de preparação e entrega:

  1. Prepare um mapa mental completo antecipadamente e apresente-o ao seu cliente.
  2. Utilize um modelo de mapa mental para reunião e preencha-o de forma colaborativa com o cliente.
  3. Comece com uma tela em branco e crie todo o mapa mental bem na frente do cliente. 

Vamos dar uma olhada em cada um desses casos de uso:

1 – Apresentar um mapa mental pronto para os clientes

Preparar antecipadamente toda a sua apresentação do mapa mental faz sentido se você estiver falando na frente de um público maior e não precisar ou desejar a contribuição de ninguém enquanto apresenta. É uma ótima forma de apresentar você e sua empresa, explicar os serviços que oferece ou até mesmo relatórios aos seus clientes.

O benefício dessa abordagem é que você pode investir o tempo que precisar ou deseja estruturar, preenchê-la com informações, adicionar visuais atraentes e, se desejar, usar o modo de apresentação do MindMeister para ampliar e deslocar para áreas relevantes do mapa. 

>>> Como criar uma apresentação de mapa mental

Comece com um novo mapa mental em branco no MindMeister e escreva o assunto da sua apresentação no centro do mapa.

Crie uma nova ramificação para cada tópico que você abordará em sua apresentação. Comece por volta da uma hora do primeiro tópico e continue no sentido horário no centro. É assim que geralmente os mapas mentais são lidos. 

Certifique-se de usar palavras-chave ou frases curtas para os tópicos em seu mapa. Você pode armazenar informações adicionais na seção de notas de cada tópico. Dessa forma, você pode inserir muitos detalhes sem bagunçar o mapa. 

Quando a estrutura básica da sua apresentação estiver preparada, comece a adicionar subtópicos a cada um dos ramos que você criou. Novamente, tente manter as palavras-chave sempre que possível para preservar a excelente visão geral fornecida pelo mapa mental. Você também pode usar imagens para adicionar informações extras a um tópico e torná-lo mais memorável. 

Agora é hora de melhorar a aparência do seu mapa mental. Você pode:

  • Mudar o tema do mapa (por exemplo, para se ajustar a marca da sua empresa);
  • Enfatizar e destacar tópicos usando diferentes tamanhos e cores de fonte;
  • Adicionar imagens (faça upload do seu computador, cole diretamente  da web etc.);
  • Adicionar ícones (o MindMeister oferece uma enorme biblioteca de ícones);
  • Visualizar conexões entre filiais usando as setas.

Quando o mapa mental estiver completo, você poderá apresentá-lo dentro do editor de mapas mentais. Se você não desejar distrair sua audiência com todos os botões e recursos, basta pressionar CMD + ALT + F para alternar para o modo de tela cheia. 

Você também pode usar as teclas + e – para aumentar e diminuir o zoom manualmente no mapa – e mover-se clicando na tela e movendo o cursor. 

>>> Usando o modo de apresentação

O modo de apresentação do MindMeister permite transformar seu mapa mental em uma apresentação de slides dinâmica e comparável a uma apresentação do PowerPoint.

A grande diferença entre uma apresentação de slides criadas no MindMeister e uma criada no PowerPoint é que você ainda pode mostrar como os tópicos individuais estão conectados, além de mostrar todo o mapa mental nos pontos-chave da sua apresentação.

Ver como tudo está relacionado é essencial para ajudar seu público-alvo a entender e lembrar as informações mais facilmente. 

Para entrar no modo de apresentação do MindMeister, basta clicar no ícone de apresentação no rodapé do editor de mapas. Para criar slides, clique e arraste o cursor sobre as diferentes áreas do seu mapa enquanto mantém pressionada a tecla CMD (ou a tecla CTRL).

Em seguida, clique com o botão direito do mouse em slides individuais no rodapé para selecionar uma transição diferente. Você pode escolher entre panorâmica, zoom lento, zoom rápido e desfoque. 

2 – Usando um modelo de mapa mental 

Trazer um modelo ou mapa mental parcialmente finalizado para uma reunião de clientes faz sentido se você precisar coletar informações deles para elaborar uma estratégia concreta. 

Um modelo ou mapa mental parcialmente acabado permite envolver o cliente ativamente no processo de coleta de informações e, ao mesmo tempo, fornecer estrutura à sua reunião e garantir que cada informação apareça no momento certo. 

>>> Como usar modelos de mapa mental para apresentações de clientes

Quando você lida com questões e estratégias bastante complexas (por exemplo, no setor financeiro), os mapas mentais permitem que você forneça essas informações de maneira que seus clientes possam consumir com muita facilidade, especialmente quando você cria o mapa ao vivo diante dos olhos deles. 

Quando você se encontrar com um cliente para apresentar sua estratégia, traga um modelo de mapa ou um mapa mental que esteja 75% completo. Compartilhe o mapa com o cliente por e-mail ou link e, durante a reunião, trabalhem juntos para preencher os detalhes. 
Se você deseja que os clientes possam acessar e visualizar o mapa, mas não editá-lo, é possível conceder a eles acesso somente de leitura nas configurações de compartilhamento. 

Deixe o mapa mental guiá-lo através de sua apresentação. Isso garante automaticamente que cada informação apareça no momento certo durante a reunião. 

3 – Construir um mapa mental do zero ao vivo

Use esse método se precisar orientar seu público-alvo por uma estratégia complexa, deixando claro como exatamente os principais pontos estão relacionados. Use esse método apenas se você estiver bem preparado e tiver certeza de que pode (re) criar todo o mapa mental da memória.

Este método é incrivelmente atraente e impressionante. Ajuda seu público a seguir sua linha de pensamento como nenhum outro método de apresentação. 

>>> Como iniciar apresentações de clientes com uma tela em branco

Se você for criar um mapa mental inteiro do zero ao vivo, o mais importante é a preparação adequada. Se você quer ser convincente. simplesmente não pode parar no meio do mapa para tentar lembrar o que era o próximo ramo que queria criar. 

Para recriar com confiança um mapa mental da memória, você deveria ter criado várias vezes antes por conta própria e na frente de pessoas de teste. 

A boa notícia é que isso não é tão difícil quanto memorizar um texto ou discurso normal. De fato, os mapas mentais foram criados originalmente para ajudar as pessoas a memorizar as informações de forma fácil. 

Introdução a sua primeira apresentação de mapa mental para o cliente

O uso de mapas mentais para criar as apresentações de seus clientes é uma abordagem flexível que permite criar rapidamente apresentações atraentes e simples de entender para seus clientes. Eles também são flexíveis, permitindo que você use sua apresentação para apresentar e coletar informações conforme necessário. 

>>> Se precisar de ajuda para criar sua apresentação de slides no MindMeister, você pode contar com o Power Treinamento e ainda ganhar um super desconto na contratação dos planos pagos da ferramenta. É só preencher o formulário aqui. O Jefpower é um dos parceiros oficiais do MindMeister no mundo. 

>>> Acesse o conteúdo original em inglês no blog do Mindmeister, clicando aqui. 

Compartilhe sua experiência com o MindMeister nos comentários. 

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

I accept the Privacy Policy

error: Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link do post ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Jefpower estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo da empresa em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do Jefpower (contato@jefpower.com). As regras têm como objetivo proteger o investimento que o Jefpower faz na qualidade das informações. Se precisa copiar trecho de texto do post para uso privado, por favor, faça a solicitação também.