O Impacto da inteligência artificial na área de Marketing e suas possíveis aplicações

  • 22/09/2019
  • Jeferson
  • 6minutos de leitura

[powerpress]

Há um tempo atrás, os robôs só existiam nas telas de filmes e séries, transmitindo um futuro muito distante. Nos dias atuais, já é possível encontrar profissionais de marketing utilizando de inteligência artificial na execução de novas estratégias.

Esse novo universo é muito impactante para as gerações mais antigas que tinham muitos processos desafiadores antes do www (world wide web) – que veio só a contribuir na performance e aproximação das pessoas. Com essa nova fase tecnológica, foi surgindo um mundo de possibilidades que chega a ser impossível imaginar como era a vida antes dessas novidades.

A transformação digital está cada vez mais rápida, dinâmica e impressionante. Processos que eram inimagináveis, agora são possível por conta dessas técnicas e algoritmos focados no consumidor e suas exigências. Certamente a área de marketing foi a que mais sofreu adaptações devido essas novas tecnologias.

Apesar dos objetivos de vender produtos ou serviços e fidelizar os clientes tenha permanecido, a atuação nesta era digital é totalmente distinta e necessária acompanhar essa transformação.

Uma das tendências dessa transformação é a inteligência artificial que gera bastante impacto no marketing, além de ser aplicada em formas diversas. Sendo algumas delas:

Marketing de conteúdo

O mundo não apenas passou por uma transformação digital, mas também pela forma como enxerga as coisas. Alguns anos atrás, os sites das empresas serviam apenas para informar dados básicos de contato ou um portfólio com missão e valores do negócio. Era dessa maneira que as empresas tinham uma presença digital facilitando sua posição nos buscadores.

Com o tempo foi percebendo que estar no digital era além de ter uma página na web. A concorrência aumentou e todos passaram a atuar com mais forma no digital. Foi daí que começou a surgir o SEO aplicado ao conteúdo agregando no ranqueamento e relevância, ou seja, o conteúdo digital passou a ser extremamente necessário para sobressair a concorrência e obter mais destaque.

Neste cenário, começou a ser produzido conteúdos próprios em blogs, ebooks, podcast, webinars e outros tipos de materiais para agregar na presença digital. A inteligência artificial combinada com o marketing de conteúdo foi a fórmula perfeita para engajar pessoas no momento ideal agregando na percepção de valor da marca.

Bons exemplos da aplicação de IA nesta categoria são Netflix e Spotify que oferecem sugestões aos assinantes de acordo com seu comportamento e preferência, tornando a experiência mais pessoal e intimista.

Indo um pouco além, temos a Siri, Google Home, Alexa e Cortana, ambos utilizam da inteligência artificial para interagir com o usuário. Tendo o acesso de dados e da localização do GPS pelo smartphone, elas passam a atuar como assistente virtual que podem lembrar até mesmo de coisas básicas do dia a dia como comprar leite no supermercado.

A Microsoft chegou a anunciar em janeiro de 2018 um bot capaz de criar qualquer desenho que o usuário queira com base nas coordenadas por texto. Essa tecnologia utilizou técnicas de machine learning para que o bot fosse capaz de desenhar pixel por pixel, imagens reais ou frutos da imaginação do usuário, tudo isso obtendo orientação por palavras-chave.

Inúmeras pesquisas informam que os usuários tomam decisões de compras na internet, com isso, o uso da inteligência artificial é capaz de agregar na relação entre empresa e consumidor.

Marketing personalizado

A inteligência artificial mudou também a forma como o marketing enxerga as pessoas. Pessoas que estão conectadas praticamente 24 horas por dia, buscando alternativas que ofereçam alguma experiência única e personalizada.

As ferramentas que consegue extrair dados sobre o usuário e utilizá-las a favor do negócio são usadas para construir a aproximação necessária e oferecer sugestões com base nas preferências de cada um. Portanto, o marketing personalizado é fundamental em todos os modelos de negócios.

Quando ocorre eficácia nesta estratégia, as indicações fluem de forma assertiva e consequentemente as vendas são garantidas.

Diversas empresas brasileiras já adotaram algoritmos de machine learning combinados com técnicas de inteligência artificial capazes de prever o comportamento do consumidor e personalizar a oferta de produtos ou serviços. A Sephora é uma dessas empresas – ela utiliza uma ferramenta de IA para otimizar o atendimento da loja virtual e segundo o próprio site da desenvolvedora, a taxa de conversão de busca no site aumentou 62% após a implementação e 50% das vendas online são impactadas por essas mudanças.

Portanto, fica evidente que o uso da inteligência artificial no marketing está modificando comportamentos.

Experiências mais humanas e significativas

As experiências criadas por marcas para consumidores nunca precisou ser tão humana. Empresas como Amazon, Google, Microsoft e IBM não nos deixa mentir.

No cenário das assistentes virtuais, temos a Alexa, Cortana e Google Home, elas são exemplos de assistentes virtuais que trabalham com reconhecimento de voz para oferecer atendimento personalizado aos usuários.

Também temos os chatbots que são recursos de bate-papo disponíveis em diversos sites e plataformas com o intuito de resolver o problema do cliente mais rapidamente com a inteligência artificial, sem que um contato humano via telefone ou e-mail seja necessário.

Ainda temos o famoso e-mail marketing que com a captação de dados através de IA, ficou mais personalizado e objetivo. Exemplos são as mensagens que recebemos da Amazon com indicações de lançamentos para o Kindle ou as sugestões de novos destinos no Airbnb baseados em nosso histórico de viagens. São todos com base em suas preferências pessoais e nos estilos de leitura que mais têm a ver com o que já lemos ou pesquisamos.

Quando adotamos técnicas de IA no processo de vendas obtemos alguns resultados como:

  • Recomendações automatizadas em tempo real ao cliente;
  • Campanhas de marketing mais fortes e personalizadas;
  • Melhor retorno de investimento;
  • Consumidores mais independentes e fiéis à marca.

Como será o futuro diante deste cenário?

Podemos confirmar que o futuro da inteligência artificial no marketing será promissor. Claramente, teremos inovações mais precisas e objetivas, automatizando processos e oferecendo experiências mais enriquecedores aos consumidores.

>>>> Qual a sua opinião sobre inteligência artificial? Você já utiliza alguma ferramenta que adota essa tecnologia? Deixe seu comentário.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

I accept the Privacy Policy

error: Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link do post ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Jefpower estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo da empresa em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do Jefpower (contato@jefpower.com). As regras têm como objetivo proteger o investimento que o Jefpower faz na qualidade das informações. Se precisa copiar trecho de texto do post para uso privado, por favor, faça a solicitação também.