Saiba tudo sobre HDR10+, Dolby Vision e Dolby Atmos nos streamings e Fire TV

  • 26/03/2021
  • Jeferson
  • 9minutos de leitura

Com o crescimento pela busca de dispositivos que entregam a maior qualidade de som e imagem, cada vez mais os provedores de conteúdo estão adotando conteúdos com HDR10+, Dolby Vision e Dolby Atmos, e quando se trata desse assunto,  a Amazon e seus dispositivos com a Alexa – assistente virtual  aparecem em destaque.

Com a chegada dos novos Fire TV Stick e o Fire  TV Stick 4k, têm se levantado questionamentos sobre conteúdos que ofereçam a maior experiência para os  usuários dentro do universo Fire TV.  E é sobre isso que iremos falar nesta postagem.
Mas antes de avançar, preciso que você entenda sobre cada uma dessas tecnologias:

  • HDR – significa High Dynamic Range, essa tecnologia faz com o que o conteúdo tenha uma gama de cores, maior contraste e destaques mais brilhantes em imagens que parecem saltar da tela.
  • HDR 10 e HDR 10+  são os padrões que ajudam a melhorar a qualidade da imagem, mas de maneiras ligeiramente diferentes. O padrão HDR 10 envia metadados estáticos para o fluxo de vídeo, que são informações codificadas nas configurações de calibração de cores necessárias para fazer uma imagem parecer real. Já o HDR10 + funciona de maneira diferente do HDR10. Ele envia metadados dinâmicos, que permitem que as TVs configurem os níveis de cor e brilho quadro a quadro. Isso faz com que a imagem pareça realista. HDR10 visa produzir 1000 nits de brilho máximo, enquanto HDR 10+ suporta até 4000 nits. Além disso, ambos os padrões suportam profundidade de cor de 10 bits, que é aproximadamente 1024 tons de cores primárias. HDR10 e HDR10 + são os dois padrões mais populares, fornecidos em TVs de gama média.
  • Dolby Vision  é outro novo padrão HDR proprietário, introduzido pela Dolby Laboratories. A maioria das TVs 4K e OLED de última geração oferecem suporte a esse recurso, além do HDR10. A LG começou a integrar esse recurso na maioria de suas TVs de última geração. Como o HDR10 +, o Dolby Vision também envia metadados dinâmicos para a TV. Ele também suporta profundidade de cor de 12 bits, que é 4.096 tons de cores primárias. Além disso, o Dolby Vision visa reproduzir 10.000 nits de brilho máximo. Isso indica que TVs com Dolby Vision podem produzir 10 vezes mais luz do que HDR10. Embora existam muito poucas TVs que suportam o valor de 10.000 nit. Dolby Vision é uma poderosa tecnologia de cinema que está lentamente sendo implementada em TVs de última geração.
  • 4K (Ultra HD) é uma resolução de alta densidade de pixels que proporciona mais detalhes nas imagens. HDR10, HDR10+ e Dolby Vision são aprimoramentos de cor e faixa dinâmica, proporcionando uma representação mais realista do conteúdo. Muitos aparelhos compatíveis com HDR10, HDR10+ e Dolby Vision também são compatíveis com 4K.
  • Dolby Atmos é uma tecnologia de som surround que se expande em sistemas de som surround convencionais com a inclusão de canais  de altura extra. A sensação é de um som que pode ser colocado em qualquer lugar, criando uma experiência sonora multidimensional abrangente.

Amazon Prime Vídeo

O Amazon Prime Vídeo continua a oferecer uma biblioteca respeitável de títulos com HDR, consistindo principalmente na própria variedade de séries e filmes originais , o suporte Amazon HDR está disponível em praticamente todas as smarts Tvs e reprodutoras de mídia atuais compatíveis com a geração 4K HDR através da assinatura Prime.

De acordo com a Amazon, todo conteúdo HDR está disponível em HDR10+ através dos modelos de TV 4K Samsung compatíveis com esse formato. Já a reprodução HDR10 padrão é fornecida para monitores sem o recurso HDR10+ e o Dolby Vision é oferecido para as TVs dos fabricantes como LG, Sony e TCL.

Se tratando de reprodução de som com Dolby Atmos, o Prime Vídeo é atualmente compatível com os dispositivos  Fire TV 4K ou Fire Tv Cube  integrado com o Echo Studio ou as mais atuais TVs inteligentes com suporte de saída Dolby Atmos  ou até mesmo nos vídeos games da linha Xbox One e Xbox Series.

Mas ao contrário de outros serviços de streaming, o Amazon Prime Vídeo não facilita na busca por conteúdos com 4K – HDR – Dolby Vision – Dolby Atmos, através de sua plataforma em determinados aplicativos, TVs , principalmente quando se trata de um país que não seja os EUA. Os usuários precisam selecionar cada título individualmente para ver se eles tem suporte as novas tecnologias.

Eu tive de alterar minha conta da Amazon para a versão americana, depois disso recebi uma atualização que aparece na capa dos conteúdos o selo de 4K, mas fica confuso quando se clica e vemos outras informações.  E quando se trata de áudio, o serviço não aparenta contar com o suporte do Dolby Atmos – um exemplo é a série  Jack Ryan que oferece o Dolby Atmos, mas no rótulo diz que não.

Você também pode ficar com dúvida ao ver as opções de Dolby Digital Plus e Dolby Atmos…Dolby Digital Plus é um esquema de compressão de áudio digital, já o Dolby Atmos é o nome de uma tecnologia de som surround.

De acordo com o Wikipedia, devido à largura de banda limitada e à falta de capacidade de processamento, o Atmos em home theaters não é reproduzido da mesma forma que nos cinemas. Um substream codificado espacialmente é adicionado ao Dolby TrueHD ou Dolby Digital Plus. Este subfluxo representa uma representação eficiente da combinação completa e original baseada em objeto. Este não é um canal codificado por matriz, mas um sinal digital codificado espacialmente com metadados de panning. O Atmos em home theaters pode suportar 24.1.10 canais e usa o substream de áudio do objeto codificado espacialmente para mixar a apresentação de áudio de acordo com a configuração do alto-falante instalado.

Eu ia trazer aqui no post uma lista com algumas séries com HDR10, Dolby Vision e Dolby Atmos, mas identifiquei algumas mudanças em algumas e estou fazendo uma atualização. Em breve, atualizo aqui, mas pra você não ficar na vontade, vou falar algumas:

  1. Carnival Row
  2. Tom Clancy’s Jack Ryan
  3. Suspiria

Netflix

A Netflix produz grande parte  de seus conteúdos originais com a tecnologia Dolby Vision e HDR10 , basta apenas a TV  suportar essas tecnologias ou contar com um aparelho de transmissão compatível. A Netflix recomenda uma conexão de Internet de 25 MBps com qualidade se streaming definida como Alta.

Também é necessário ter o plano Ultra HD(4K) e HDR – Premium. Com ele você pode assistir em até quatro telas simultaneamente, além de baixar conteúdos também em 4 aparelhos.

A partir disso, o próximo passo é buscar por conteúdos com o selo  HDR ou Dolby Vision ao lado dos títulos compatíveis, e embora, não haver uma seção dedicada ao HDR, existe uma linha de conteúdo Ultra HD. Lembrando que nem tudo que é 4K está em HDR, mas é a maneira mais fácil de encontrar conteúdo em 4k HDR.

Descobri que a Netflix atualmente requer que os dispositivos de reprodução sejam capazes de decodificar Dolby Atmos nativamente, em vez de simplesmente serem capazes de passar Dolby Atmos por uma caixa de som compatível com Atmos ou receptor A/V.

Com isso, usar o aplicativo da Netflix em uma TV Nvidia Shield ou dispositivos como Roku e Fire TV Stick 4K – mesmo que eles possam passar por Dolby Atmos – ainda o limitará a som surround 5.1.

Não há lógica real na insistência da Netflix na decodificação Dolby Atmos, já que nenhum desses dispositivos pode produzir áudio sem a ajuda de um dispositivo com alto-falantes, seja uma TV,  caixa de som ou receptor A /V.

Além disso, a Netflix torna a tarefa de identificar quais dispositivos decodificam nativamente o Dolby Atmos muito difícil, porque não mantém uma lista desses dispositivos. A única maneira de saber se o aplicativo Netflix de um determinado dispositivo oferece suporte ao Atmos é pesquisá-lo nas páginas de ajuda da Netflix.

Sem mais dúvida

  1. O aplicativo que você está usando – por exemplo, Netflix, Amazon Prime Vídeo ou Disney+ – deve ser capaz de fornecer dados com as tecnologias Dolby Atmos, 4K – Dolby Vision, HDR10, HDR10+;
  2. O dispositivo (hardware) em que está reproduzindo o conteúdo deve ser capaz de decodificar essas tecnologias;
  3. E o mais importante, sua TV, receptor A/V ou caixa de som deve ser compatível com Dolby Atmos, 4K – Dolby Vision, HDR10, HDR10+.

Um outro ponto bem frequente é:  só porque o aplicativo de sua escolha é compatível com Dolby Atmos no dispositivo X, isso não significa que ele é necessariamente compatível com o dispositivo Y. Cada dispositivo tem certificações diferentes que variam de cada país. Por isso, que alguns recursos foram liberados para mim quando migrei para a conta da Amazon americada. – sigo investigando para entender mais sobre isso.

Fiz essa  tabela para informar quais dispositivos  tem suporte ao Dolby Atmos de acordo com cada streaming:

NetflixApple TV+Prime Vídeo
Fire TV Stick 4K ou Fire TV CubeNãoNãoSim
Xbox (One ou Series)SimNãoSim
Apple TV 4KSimSimSim
RokuNãoNãoSim
Nvidia ShieldNãoNãoSim
Chromecast UltraNãoNãoNão

Uma dica para saber se você está recebendo um som com a tecnologia Dolby Atmos  – de um ponto de vista audível,  você deve ser capaz de detectar sons à medida que eles parecem se mover de uma área da sala para outra. Chuvas, ricochetes de balas e carros zunindo são bons candidatos para isso.

Convido você a assistir os vídeos abaixo do meu canal que falo sobre outros pontos que você possa ter como dúvidas:

Esqueci de alguma coisa? Deixe nos comentários que terei o enorme prazer de atualizar e ajudar você.

25 replies on “Saiba tudo sobre HDR10+, Dolby Vision e Dolby Atmos nos streamings e Fire TV”

  • Alex
    26/03/2021 at 21:29

    Torcer para que em Abril essas limitações caiam por terra já que a FireTV 4K será comercializada por aqui, outro ponto importante é que The Boys não aparece com Dolby Atmos aqui, os outros títulos mencionados aparecem.

    Quando migrou para a conta americana apareceu o novo Layout(igual a da versão Lite) ou somente as informações do 4k?
    Grande abraço e obrigado pelo conteúdo.

    • Jeferson
      27/03/2021 at 10:12

      Os novos Fire Tvs s[o serão lançados no dia 5 de maio, portanto, acredito que apenas a partir desse período para a Amazon liberar a atualização para todos.
      Sobre The Boys, já removi da lista. Somente as informações de 4K apareceram, ainda não recebi a nova versão.
      Abraço e continue acompanhando o meu trabalho Alex.

  • Pablo Guilherme
    30/03/2021 at 23:55

    Cara, comprei uma smart tv Philips modelo 50PUG7625 pq no site da empresa tava descrito as funcionalidades HDR10, Dolby Atmos e Dolby Vision. Na faixa de preço que eu podia pagar foi a única que achei. Para a minha surpresa essas funcionalidades apenas funcionam nos apps já instalados de stream. Netflix, Prime Vídeo e YouTube. Tanto no Xbox Series S quanto ligada a um PC com placa de vídeo high end a tv não reconhece nem sequer um conteúdo em hdr. As informações técnicas sobre tais specs, tanto das fornecedoras dos conteúdos, quanto das empresas de hardware são completamente limitadas e as vezes enganosas. Muito marketing pra pouca efetividade.

    • Jeferson
      04/05/2021 at 12:01

      Caramba Paulo. Estou surpreso com esse seu depoimento. É triste demais. Você tem o direito de devolver o produto e ainda entrar com um processo por conta da falsa propaganda que mencionou.

  • Paulo Converso
    29/04/2021 at 00:35

    Jeferson,

    Tenho um setup atual com um fire tv light, echo studio e uma Tv Samsung 4K.

    Fiz a ligação da TV com a echo Studio por cabo óptico e desta maneira tanto o prime vídeo, Disney Plus, Netflix e Apple TV+ transmitem o som em Dolby Atmos.

    Com essa configuração o fire stick transmite o áudio direto para TV que por sua vez faz o passthrough para a echo studio.

    • Jeferson
      04/05/2021 at 12:00

      Que massa Paulo. Pode gravar um vídeo e compartilhar comigo ? Queria ver isso funcionando.

    • Edson
      20/05/2021 at 01:16

      Meu fire stick e o 4k importado
      Minha tv e Samsung tu8000
      Minha soundbar e a kg sl9yg
      Tentei conectar o fire direto na entrada in da soundbar e enviar via Cabo HDMI Arc para tv que tem entrada earc
      Mas sem sucessos aparece a mensagem que a entrada da soundbar não suporta protocolo 2.2p
      Enfim conectei o fire stick direto na tv HDMI 1 e no HDMi 2 earc conectei a soundbar
      No prime vídeo e no Disney reconheceu o douby atmos mas douby vision nao aparece nada só o símbolo do hdr
      Netflix e YouTube não reconheceu douby atmos tbm
      Internet de conexão 5g
      Plano ultrahd
      60 giga de internet
      Transmissão selecionada alto
      Mas não foi pela tabela q vc passou será a vai sair atualização ou vai se assim mesmo

      • Jeferson
        20/05/2021 at 08:57

        Interessante seu relato Edson. Acredito que aos poucos saíram atualizações.

  • Eliú Machado
    20/05/2021 at 10:06

    Jeferson, primeiramente parabéns pelo conteúdo! Não encontrei outro site/canal que fale de Fire TV + Echo Studio com tanta transparência como você. Acabei de adquirir essa duplinha (Fire TV 4k + Echo Studio), muito por conta da promessa do Dolby Atmos. Quero ter essa experiência, mas pelo que tô vendo não é tão fácil assim. Minha dúvida é a seguinte: tendo esse combo (Fire TV 4k + Echo Studio [modo Home Theater]) eu consigo sentir a experiência Dolby Atmos mesmo tendo uma TV Full HD? Ou a TV obrigatoriamente tem que possuir esse suporte?

    Desde já agradeço!

    • Jeferson
      20/05/2021 at 10:39

      Obrigado pelo feedback Eliú. Você consegue sim. Infelizmente ainda não temos muitos conteúdos com essas novas tecnologias. Mas tem algumas que mencionei no post que você pode testar.

      • Eliú Machado
        20/05/2021 at 11:21

        Fiz essa pergunta no chat da Amazon e é impressionante a falta de conhecimento deles em relação a esse combo (Fire TV + Echo Studio). Perguntei a atendente como identificar conteúdo com Dolby Atmos e ela disse que só poderia me ajudar se eu estivesse próximo da Echo Studio para fazer uns testes. Como eu estava no trabalho não fiz, mas por curiosidade vou fazer contato com eles novamente no final de semana hehe.

        Outra questão: se eu conectar a Echo Studio pelo cabo óptico na minha TV eu “perco” o recurso do Dolby Atmos, certo?

        • Jeferson
          20/05/2021 at 12:00

          Pra você ver como o negócio é tenso. E olha que os processos seletivos para trabalhar na Amazon são bem desafiadores. Mas, espero que consiga resolver com eles. Já tentei buscar uma parceria por diversas vezes, mas nem se quer um retorno. Eles acabam priorizando Youtubers que tem bastantes inscritos e que puxam saco deles, uma pena.
          Sim, pelo cabo Óptico você consegue ter o recurso Dolby Atmos, mas notei que os cortes de som são falhas do próprio Echo Studio.
          Mantenho a disposição para ajudar no que precisar.

          • Eliú Machado
            21/05/2021 at 11:34

            Jeferson,

            O que você faz quando termina de usar sua Fire TV? Coloca em “Modo de Suspensão” ou simplesmente desliga a TV?

          • Jeferson
            24/05/2021 at 08:47

            Eu simplesmente peço para a Alexa desligar a TV.

  • Eliú Machado
    24/05/2021 at 09:42

    Com base nas informações que você publicou entrei em contato com Amazon e perguntei: se eu tiver uma soundbar com suporte a Dolby Atmos e assistir a um conteúdo em Dolby Atmos da Netflix ATRAVÉS DO FIRE TV conseguirei usufruir desse conteúdo com som Dolby Atmos? Eis a resposta: “Eliú, meu líder me confirmou que o Dolby é compatível com a Netflix só no dispositivo Fire Cube TV”. Fiquei frustrado!

    • Jeferson
      25/05/2021 at 13:56

      Complicado, né?!

  • 03/06/2021 at 12:49

    Estou com uma dúvida sobre qual modelo de TV comprar, estou entre a Samsung TU8000 e a Phillips PUG7625/78, a Phillips tem um preço bem mais atrativo, porem não nenhum conteúdo que realmente me ajude a decidir que ela é mesmo uma boa escolha de compra, poderia me ajudar?

    • Jeferson
      04/06/2021 at 10:55

      Claro. Já pensou em algum modelo da LG? Os modelos novos contam com Dolby Vision e Atmos. Além de que a qualidade de som é bem superior ao da Samsung e posso afirmar isso, pois testei na loja quando fui comprar a minha. Cada TV tem suas características. Você tem de colocar os pontos que gosta/precisa e bater o martelo no modelo.

  • Yago Rodrigues
    06/06/2021 at 13:36

    Fala cara! Excelente conteúdo! Comprei a fire TV 4K, a Echo Studio e a TLC C715 ( que possui teoricamente atmos e vision.) quis fazer o combo. Nesse caso, como o firestick 4K tem esse problema de só codificar da prime vídeo. O ideal seria eu ligar a Echo com o cabo óptico direto na TV e reproduzir Netflix e etc fora do Stick?

    • Jeferson
      07/06/2021 at 09:35

      Obrigado pelo feedback Yago. Faz os seguintes testes e me fala:
      – Procura por conteúdo com Dolby Atmos direto na Netflix na sua TV
      – Depois procura por conteúdos com Dolby Atmos em outros streamings pelo seu Fire TV + Echo Studio
      Daí me fala aqui o que achou de resultados, por favor.

  • Bruno Ferreira
    23/06/2021 at 22:52

    Fala irmão!
    Cara o seguinte.. comprei no prime day um fire stick 4K minha dúvida é apenas com os conteúdos 4K, nem na Netflix, nem na Amazon consigo reproduzir em 4K já conferi e está tudo ok em resolução e etc.
    No YouTube e na Disney funciona de boa. Minha conta está cadastrada como americana, fiz o procedimento seguindo seus vídeos e está ok também tanto que utilizo pra ligar e desligar o Xbox.. sobre os conteúdos aparecem o selo de 4K na pagina inicial do fire mas quando entro na Netflix não aparece e no prime fica em fullhd, tem algo que não tô sabendo fazer?
    Agradeço

    • Jeferson
      24/06/2021 at 09:50

      Fala Bruno.
      Consegue gravar um vídeo e me mandar pelo Instagram?
      Vai ser melhor pra eu ver o que pode tá acontecendo.

  • Paulo Fogaça
    30/08/2021 at 18:40

    Olá Jeferson beleza? Primeiramente quero dar os parabéns pelo conteúdo que você disponibiliza tanto no youtube quanto no blog, com transparência e propriedade na informação é o melhor conteúdo que já vi.
    Bom estou com algumas dúvidas se puder ajudar agradeço, estou para adquirir logo mais uma Smart Tv 4K da Samsung e a Echo Studio e depois o Fire Stick 4k
    1. Preciso de uma TV que tenha dolby atmos para rodar na echo studio com dolby atmos ou não?
    2. Se tiver feito toda a configuração de home theater pelo aplicativo da Amazon Alexa o som da Tv sairá na echo só dos Aplicativos do Fire Stick? Ou consigo também reproduzir o som da TV a cabo na echo?
    3. Se for por bluetooth ou cabo optico entre a echo e a TV existe algum delay ou não chega a atrapalhar?
    4. E para ter o atmos ainda vou precisar migrar para conta americana ou não precisa mais?
    5. Qual a velocidade ideal de internet para rodar tudo sem bugar?

    Obrigado

    • Jeferson
      07/09/2021 at 11:26

      Olá Paulo. Grato pelo feedback do meu trabalho.
      Vamos as respostas das suas dúvidas:
      1 – Não precisa, mas a integração do Echo Studio com o Fire TV é limitado para captar conteúdos com essas tecnologias. Isso que falo no post.
      2 – Consegue fazer tudo isso. Depende do que vc vai querer. Mas cada caso, impacta na qualidade do som. Eu acho que corta muito em todos os casos.
      3 – Existe cortes no som pra caramba. Eu mesmo desemparelhei pra não passar raiva.
      4 – Existe muita limitação de conteúdo quando se usa esses dispositivos.
      5 – A melhor qualidade de sinal possível.
      Tem vídeos novos no canal que falo sobre esses assuntos. Recomendo você assistir.
      Abraço.

  • Paulo
    08/09/2021 at 10:34

    Obrigado Jeferson pelo retorno, já me ajudou muito vou ver os videos novos lá no canal.
    E vou precisar migrar para uma conta americana ou isso já não precisa mais?
    Eu ví o seu vídeo mostrando como fazer, essa migração para conta americana.
    Espero que com o passar do tempo, tenha mais conteúdos com essa tecnologia e melhorias nesses dispositivos, para se aproveitar melhor todos os recursos.

    Obrigado
    Abraço.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

I accept the Privacy Policy

error: Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link do post ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Jefpower estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo da empresa em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do Jefpower (contato@jefpower.com). As regras têm como objetivo proteger o investimento que o Jefpower faz na qualidade das informações. Se precisa copiar trecho de texto do post para uso privado, por favor, faça a solicitação também.