Síndrome de Burnout: Um dos vilões da produtividade

  • 24/05/2018
  • Jeferson
  • 3minutos de leitura

Hoje resolvi falar sobre um assunto muito importante que tem afetado a maioria dos profissionais: a síndrome de burnout. Ela é uma consequência do acúmulo excessivo de estresse nos trabalhadores que exercem uma profissão muito competitiva ou com muita responsabilidade, resultando em um dia de trabalho complicado com nervosismo, sofrimento psicológico e problemas físicos – como dor de barriga, cansaço excessivo ou tonturas, por exemplo.

Normalmente, a síndrome de burnout é mais frequente em profissionais de comunicação, professores ou enfermeiros por não serem valorizados pelos superiores ou colegas, ou porque necessitam fazer muitas horas de trabalho seguidas para concluir as demandas pendentes. Além disso, a síndrome também pode surgir quando se planejam estratégias de trabalho difíceis, fazendo que durante o processo o profissional acredite não ter a capacidade para conseguir realizá-la.

É importantíssimo tomar as devidas precauções, uma vez que esta síndrome pode resultar em uma depressão profunda, principalmente quando se já está começando a surgir os sintomas de excesso de estresse. O recomendado é procurar um psicólogo, ela irá guiar com estratégias que ajudam a aliviar o estresse e a pressão constante.

IDENTIFICANDO OS PRIMEIROS SINTOMAS

É comum sentir estresse ou falta de vontade de sair da cama, isso ocorre com todo mundo, porém, quando essas sensações são frequentes quase todos os dias, pode indicar o início de uma síndrome de burnout.

Dentre os sintomas para identificar esta síndrome temos:

  • Sentir-se cansado e sem energia quase sempre;
  • Ter dor de cabeça frequente;
  • Alterações no apetite;
  • Dificuldade para pegar no sono;
  • Ter sentimentos constantes de fracasso e insegurança;
  • Sentir-se derrotado e sem esperança;
  • Dificuldade para cumprir com responsabilidades do trabalho;
  • Vontade de se isolar dos outros.

De modo geral, esse sintomas se iniciam de forma muito leve, mas vão piorando ao longo do tempo e, por isso, é possível que de início as outras pessoas não identifiquem as alterações no comportamento. Porém, com o tempo, é comum que as outras pessoas percebam alterações na forma de ser da pessoa afetada.

Caso exista dúvidas sobre o surgimento da síndrome de burnout é recomendado consultar um psicólogo para fazer o diagnóstico e iniciar o tratamento, caso seja necessário.

COMO EVITAR O SURGIMENTO DA SÍNDROME DE BURNOUT

Quando surgem os primeiros sinais de burnout é importante focar em estratégias que ajudam a reduzir o estresse, como:

  • Definir pequenos objetivos na vida profissional e pessoal;
  • Participar em atividades de lazer com amigos e familiares;
  • Fazer atividades que “fujam” da rotina diária, como passear, comer num restaurante ou ir no cinema;
  • Evitar o contato com pessoas “negativas” que estejam constantemente reclamando dos outros e do trabalho;
  • Conversar com alguém de confiança sobre o que se está sentindo.

Além disso, fazer exercício físico, como caminhada, corrida ou ir na academia, por pelo menos 30 minutos por dia também ajuda a aliviar a pressão e a aumentar a produção de neurotransmissores que aumentam a sensação de bem-estar.

Mesmo que a vontade de fazer exercícios seja pouca é importante insistir com o exercício, convidando-o um amigo para caminhar ou andar de bicicleta, por exemplo.

Para melhores dicas e diagnóstico, procure por um psicólogo na sua região.

Compartilhe está postagem com os seus amigos e familiares. Você pode ajudar alguém que está com esta síndrome e muitas das vezes não sabe.

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

I accept the Privacy Policy

error: Para compartilhar esse conteúdo, por favor utilize o link do post ou as ferramentas oferecidas na página. Textos, fotos, artes e vídeos do Jefpower estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo da empresa em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização do Jefpower (contato@jefpower.com). As regras têm como objetivo proteger o investimento que o Jefpower faz na qualidade das informações. Se precisa copiar trecho de texto do post para uso privado, por favor, faça a solicitação também.